Cidade

CIDADE: Prefeitura de Niterói cumpre metas e traça plano para 2017

Reabertura de restaurante popular, novo bicicletário e NitNota estão entre os destaques de 100 dias de governo

CIDADE – Centenas de pessoas participaram, nesta segunda-feira (17/04), do ato promovido pela Prefeitura de Niterói para apresentar o balanço do plano para os 100 primeiros dias de governo, que teve 81% das metas cumpridas. Entre as realizações, destacam-se a reabertura do Restaurante Popular, a inauguração do Bicicletário Arariboia e o lançamento da NitNota. Além de integrantes do governo municipal, o evento contou com representantes de diferentes setores da sociedade, que também conheceram pontos do planejamento para 2017. A expectativa é de que até o fim deste ano sejam cumpridas metas como a entrega de obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas.

“Em 2013, pegamos a cidade em um cenário de desafio, onde tudo parecia muito difícil, mas encaramos essa crise como uma oportunidade. Com muito trabalho e dedicação, tiramos obras importantes do papel, como o túnel Charitas-Cafubá, que será inaugurado no próximo dia 6 de maio. Organizamos e modernizamos a gestão Prefeitura, cortamos gastos e traçamos metas. Reconectamos o governo com os cidadãos de Niterói. Tudo isso foi possível com um diagnóstico preciso, uma visão de futuro e um plano de ação com objetivos concretos”, disse o prefeito.

Resultados – No evento foi apresentado o balanço final do Plano de 100 dias. No eixo Gestão, 87% das metas foram alcançadas. Entre os destaques estão a implantação do novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Niterói (NitNota), a realização do Pregão Eletrônico, o lançamento da Escola de Governo e Gestão e do Código de Ética do Agente Público.

Já no eixo Infraestrutura e Desenvolvimento, 85% das propostas foram realizadas. Entre as entregas estão a conclusão da pavimentação da Fazendinha, na Região Oceânica, a intensificação do patrulhamento de bicicleta em bairros da Zona Sul e Centro da cidade, as entregas do projeto Prefeitura Presente (com novas áreas de lazer no Maceió, Cavalão, Vale Feliz e Mato Grosso),  contenção de encosta na Martins Torres e o pagamento de ajuda de custo de R$ 3,5 mil a mais de 2 mil policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários que atuam na cidade.

Na área Social, as principais conquistas nestes 100 dias incluem a reabertura do Restaurante Cidadão Jorge Amado, que já serviu mais de 135 mil refeições a preços populares, a inauguração do Bicicletário Arariboia, a conclusão da reforma da Unidade Básica de Saúde do Barreto, que permitiu sua transformação em Policlínica Regional, e o início das aulas na 22a escola entregue pela gestão, a UMEI Regina Leite Garcia, na Rua Teixeira de Freitas – 73% de seus objetivos. Já no segmento do meio ambiente, foram plantadas mais de quatro mil mudas de árvores na cidade e inaugurado um viveiro que vai produzir 50 mil mudas por ano.

Metas para 2017 – Rodrigo Neves explicou que entre as metas para 2017 estão a conclusão das obras da Policlínica Regional de Itaipu, o lançamento do edital da reforma da Maternidade Alzira Reis e a implantação do módulo de Médico de Família na Ponta D’Areia, a entrega do empreendimento Bento Pestana (Baldeador), com 500 Unidades Habitacionais, e do Caramujo, com 240, a entrega de obras de infraestrutura e drenagem do bairro Santo Antônio e a reforma  do cemitério do Maruí.

Também fazem parte do planejamento a municipalização do Palácio do Ingá e da Biblioteca Estadual, a implantação de bibliotecas escolares em três unidades municipais de educação, obras de melhorias da estrutura de quatro UMEIs e a criação de novos projetos de remo, surf, canoagem e slackline.

Outros projetos incluem a implantação de mais 20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade, a efetivação do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos, e a contratação da PPP de Iluminação Pública e do Mercado Feliciano Sodré.

“A cada dia estou mais convencido de que o maior legado que vamos deixar não é o túnel, não são as novas 22 escolas, as obras de drenagem, pavimentação ou a universalização do Médico de Família para o público alvo, mas sim, a mudança do modelo de administração da Prefeitura. A modernização, o planejamento, a profissionalização da administração pública, a institucionalidade da Prefeitura, além da maior proximidade com os cidadãos, a transparência e o zelo na aplicação dos recursos públicos. Esse país mudou e a sociedade exige atitude de humildade, de escuta, de uma autoridade que é exercida no diálogo e transparência das instituições”, ressalta o chefe do Executivo.

Participaram da solenidade o vice-prefeito eleito e deputado estadual Comte Bittencourt, o secretário executivo Axel Grael, os deputados federais Sérgio Zveiter e Chico D’Angelo, o deputado estadual Waldeck Carneiro, o presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec), Joaquim Andrade, e a representante da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Elenice Ramos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top