Cidades

CIDADE: Prefeitura de Niterói assume gestão das lagoas de Piratininga e Itaipu

CIDADE: Prefeitura de Niterói assume gestão das lagoas de Piratininga e Itaipu

CIDADE – A prefeitura de Niterói anunciou que assumirá por completo a gestão das lagoas de Piratininga e de Itaipu, ainda no mês de abril. Desde 2013, a prefeitura já administrava parcialmente o sistema lagunar. O anúncio da mudança foi feito nesta semana, após reunião realizada com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), atualmente principal responsável pela administração das lagoas da região oceânica.

A prefeitura promete diversas intervenções no sistema lagunar Itaipu-Piratininga, um dos mais importantes patrimônios naturais da cidade, e foi divulgado que serão realizadas com recursos do Programa Pro-Sustentável. O secretário executivo de Niterói, Axel Grael, anuncia que a reforma do túnel extravasor da Lagoa de Piratininga – que liga a lagoa ao mar – será prioridade por conta dos problemas referentes ao mau funcionamento, e disse também que o INEA vai disponibilizar, nas próximas semanas, um estudo para a elevação das comportas do túnel.

E para melhora das condições de escoamento e renovação das águas, regulando o ciclo biológico e revertendo o quadro atual de degradação, a prefeitura iniciará também um projeto para limpeza da Lagoa de Piratininga.

Outra intervenção anunciada na Lagoa de Piratininga será a implantação do Parque-Orla, que vai instalar áreas de lazer em todo o entorno da lagoa, com objetivo de revitalizar a área e trazer de volta os esportes náuticos no local. Segundo Axel, o projeto básico já está pronto, e só falta a contratação de um projeto executivo para que as mudanças comecem. A previsão é que ao longo desses quatro anos, esportes como remo, canoagem e standup paddle sejam praticados na lagoa.

A prefeitura divulgou também que a Lagoa de Itaipu ganhará a “Ciclovia Translagunar”, que conectará o bairro de Itaipu até o túnel Charitas-Cafubá, passando pelo entorno da Lagoa de Piratininga.

O Prefeito de Niteroi, Rodrigo Neves, comentou sobre o assunto em uma rede social, afirmando que o projeto ajudará a cidade a avançar cada vez mais na preservação do meio ambiente. “Realizaremos diversas intervenções nesse importante sistema lagunar de nossa cidade com os recursos do Programa Pro-Sustentável. Diversas medidas serão tomadas como, por exemplo, a reforma do túnel extravasor da Lagoa de Piratininga, que faz a ligação com o mar, e a criação do Parque-Orla. Outra grande novidade será a construção da “Ciclovia Translagunar”, que irá conectar o bairro de Itaipú até o Túnel Charitas-Cafubá, passando também pela Lagoa de Piratininga. Vamos atuar de maneira permanente para que nossa cidade seja cada vez mais sustentável e que tenha uma mobilidade cada vez melhor”, afirma o prefeito.

Por: Caio Machado