Agenda

EVENTOS: "Niterói Down Click na Beleza!” agita o Campo de São Bento

EVENTOS: "Niterói Down Click na Beleza!” agita o Campo de São Bento

EVENTOS – Em sua terceira edição, o projeto “Niterói Down Click na Beleza!”, promoveu, neste domingo (26-03), no Campo de São Bento, das 9 às 12h30, uma ação com atividades como rodas de conversa, contação de histórias, apresentação musical do Grupo Lekolé e um show de talentos com pessoas com e sem Síndrome de Down. Também havia um espaço dedicado a informações sobre serviços prestados pelas instituições filantrópicas e governamentais que atuam neste segmento. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o movimento social Niterói Mais Humana.

O evento tem como objetivo promover ações que aumentem a autoestima das pessoas com Síndrome de Down, promover debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência, informar sobre os tratamentos e estímulos necessários e formar uma grande rede de apoio sobre esta temática.

IMG_8556

Eduardo de Azevedo, pai do Pedro de 23 anos, contou orgulhoso que o filho se formou em técnico em guia de turismo pelo Senac de Niterói, e foi o primeiro do Estado do RJ, com síndrome de down.  “Agora Pedro está em busca de uma oportunidade. Acho que evento é bom para divulgar as possibilidades e capacidades, pois eles não tem limites”, falou Eduardo.

O movimento social Niterói Mais Humana é coordenado pela primeira-dama, Fernanda Sixel, em parceria com a Prefeitura de Niterói, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), Pestalozzi, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), entre outras instituições, para celebrar o “Dia Internacional da Síndrome de Down”, em 21 de março, na cidade.

A campanha deste ano tem como foco destacar a rotina e autonomia das pessoas adultas com Síndrome de Down, mostrando que elas podem estar incluídas em atividades cotidianas, no mercado de trabalho, universo acadêmico, no mundo dos esportes, das artes e desenvolver suas potencialidades. Bruno Gomes da Silva, ator, campeão de natação, cheio de sonhos e projetos, foi escolhido o modelo de 2017. O conceito de beleza destacado nesta campanha está pautado na beleza da diferença.

A primeira dama, Fernanda Sixel, agradeceu a todos que participaram. “É um desafio constante criar uma cidade que tenha um olhar mais humano e mais inclusivo através de políticas públicas. Este evento tem duas vertentes: criar uma rede de auto ajuda e uma proposta de sensibilização da população. O sorteio do modelo da campanha ser um jovem adulto mudou o olhar. O bebê todos acham lindo mas queríamos mostrar que o adulto pode ser independente e orgulho dos familiares, como é o caso do campeão de natação, Bruno da Silva”, falou entusiasmada Fernanda.

IMG_8371

Renata Fares preferiu não investigar mais na gravidez. “Além da síndrome descobri após o parto que Pedro Lucas também tinha um problema cardiorrespiratório. Ele já nasceu fazendo fisioterapia,  operou o coração aos 7 meses e agora com 1 ano e dois meses ainda não senta e está começando a firmar a cabeça, mas é o meu amor e do meu marido”, contou emocionada Renata.

O Solar do Jambeiro ainda está apresentando, até o próximo dia 31, a exposição fotográfica “Niterói DOWN Click na Beleza”, que foi aberta no dia 21. A mostra foi produzida pelo fotógrafo niteroiense, Renato Moreth, e pela fotógrafa Claudia Perpétuo, do Coletivo de Artistas Independentes. A exposição pretende, através da arte das imagens inclusivas, sensibilizar a população de Niterói para um olhar mais humano acerca da beleza da diversidade e da política de inclusão.

Adriana Neves, diretora da secretaria de  Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia além de abrir o evento contou da ideia de abrir um telecentro na Pestalozzi:

“É pra tentar pensar de que forma a tecnologia pode ajudar a potencializar as pessoas com deficiência intelectual, até na entrada no mercado de trabalho. O objetivo é que ele sirva de exemplo para os outros telecentros e inclusive para as escolas municipais que tem um grande número de crianças com deficiência”, finalizou Adriana.

Nos últimos anos, o movimento social Niterói Mais Humana colabora para o fortalecimento das instituições niteroienses que desenvolvem ações e projetos relevantes para a redução de desigualdades no município. Em seus quatro anos de existência, já beneficiou mais de 40 instituições da cidade, visando o fortalecimento e o desenvolvimento dessas entidades. Quem quiser obter mais informações sobre a iniciativa pode acessar  https://www.facebook.com/NiteroiMaisHumana.