Notícias

SOCIAL: “Niterói Down Click na Beleza!” promove evento neste domingo, no Campo de São Bento

SOCIAL: “Niterói Down Click na Beleza!” promove evento neste domingo, no Campo de São Bento

SOCIAL – Em sua terceira edição, o projeto “Niterói Down Click na Beleza!”, promove, neste domingo (26-03), no Campo de São Bento, das 9 às 12h30, uma ação com atividades como rodas de conversa, contação de histórias, apresentação musical do Grupo Lekolé e um show de talentos com pessoas com e sem Síndrome de Down. Também haverá um espaço dedicado a informações sobre serviços prestados pelas instituições filantrópicas e governamentais que atuam neste segmento. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o movimento social Niterói Mais Humana.

O evento tem como objetivo promover ações que aumentem a autoestima das pessoas com Síndrome de Down, promover debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência, informar sobre os tratamentos e estímulos necessários e formar uma grande rede de apoio sobre esta temática.

O movimento social Niterói Mais Humana é coordenado pela primeira-dama, Fernanda Sixel, em parceria com a Prefeitura de Niterói, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), Pestalozzi, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), entre outras instituições, para celebrar o “Dia Internacional da Síndrome de Down”, em 21 de março, na cidade.

A campanha deste ano tem como foco destacar a rotina e autonomia das pessoas adultas com Síndrome de Down, mostrando que elas podem estar incluídas em atividades cotidianas, no mercado de trabalho, universo acadêmico, no mundo dos esportes, das artes e desenvolver suas potencialidades. Bruno Gomes da Silva, ator, campeão de natação, cheio de sonhos e projetos, foi escolhido o modelo de 2017. O conceito de beleza destacado nesta campanha está pautado na beleza da diferença.

O projeto “Niterói Down Click na Beleza!” começou em 2015 e conta com uma programação diversificada. No último dia dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, no Solar do Jambeiro, foi exibido o filme “Outro olhar: convivendo com a diferença”. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com o professor José Muniz, sobre os cuidados para saúde bucal da pessoa com Síndrome de Down.

O Solar do Jambeiro ainda está apresentando, até o próximo dia 31, a exposição fotográfica “Niterói DOWN Click na Beleza”, que foi aberta no dia 21. A mostra foi produzida pelo fotógrafo niteroiense, Renato Moreth, e pela fotógrafa Claudia Perpétuo, do Coletivo de Artistas Independentes. A exposição pretende, através da arte das imagens inclusivas, sensibilizar a população de Niterói para um olhar mais humano acerca da beleza da diversidade e da política de inclusão.

Nos últimos anos, o movimento social Niterói Mais Humana colabora para o fortalecimento das instituições niteroienses que desenvolvem ações e projetos relevantes para a redução de desigualdades no município. Em seus quatro anos de existência, já beneficiou mais de 40 instituições da cidade, visando o fortalecimento e o desenvolvimento dessas entidades. Quem quiser obter mais informações sobre a iniciativa pode acessar  https://www.facebook.com/NiteroiMaisHumana.

17358867_1081340231966801_4034449449038221256_o