Política

POLÍTICA: Parceria entre Prefeitura de Niterói e Estado vai reabrir Biblioteca Parque

POLÍTICA: Parceria entre Prefeitura de Niterói e Estado vai reabrir Biblioteca Parque

POLÍTICA – A Biblioteca Parque de Niterói retomará suas atividades nos próximos dias. A informação foi divulgada pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo secretário de estado de Cultura, André Lazaroni, que se reuniram na noite de hoje (23/3) para firmar uma parceria entre Município e Estado na área cultural. Também participaram do encontro o vice-prefeito eleito e deputado estadual, Comte Bittencourt, e o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes.

“A Prefeitura manteve o custeio da Biblioteca Parque nos últimos 15 meses, mas em função do fim do convênio do Governo do Estado com a OS (Organização Social) que administrava o local, a biblioteca está momentaneamente fechada. Nossa expectativa é que ela seja reaberta nos próximos dias, a partir da parceria que alinhamos”, revelou Rodrigo Neves, destacando que Niterói é uma cidade com uma vocação incontestável para a cultura.

O acordo entre Estado e Município inclui a revitalização de espaços culturais, a cooperação entre a Companhia de Ballet de Niterói e o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio, a divulgação dos equipamentos culturais de Niterói em outras cidades, e a organização de eventos, atividades e ações culturais, buscando apoio junto ao setor privado, de maneira coordenada.

“Esta parceria veio atender os interesses dos cidadãos de Niterói, do Município e do Estado, que querem ver os equipamentos culturais funcionando, com programações de qualidade. Nosso Estado passa por uma grave crise econômica e Niterói está em uma situação bem melhor, graças a esta gestão, que administrou suas contas com muito esmero. O prefeito Rodrigo Neves foi o primeiro gestor a me convidar para uma conversa, talvez até por Niterói ser umas das cidades mais emblemáticas na área cultural, e hoje fechamos esta parceria – que é a maior já firmada entre o Estado do Rio e uma prefeitura”, disse André Lazaroni, que assumiu a Secretaria de Estado de Cultura em fevereiro.

Para Comte Bittencourt, esse acordo vai ampliar o papel do Município na área cultural.

“Niterói é uma cidade que tem na cultura um ativo importante para o seu desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que em tempos de crise, as parcerias que alinhamos aqui são o caminho para evitar que a sociedade saia mais prejudicada”, explica.

Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes ressaltou o caráter inédito desta cooperação entre as secretarias estadual e municipal.

“Niterói é uma cidade privilegiada, foi capital do Estado e tem uma importância política e cultural muito grande no Rio de Janeiro. É fundamental que os equipamentos funcionem. Esse é o objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura. Desde 2013 estamos lutando para que todos os equipamentos de Niterói estejam funcionando”, pontuou o secretário.