Educação

EDUCAÇÃO: Concursos públicos em alta! Organização, fé e persistência são palavras chave para a aprovação

EDUCAÇÃO: Concursos públicos em alta! Organização, fé e persistência são palavras chave para a aprovação

EDUCAÇÃO – O mercado profissional está cada vez mais concorrido, e conseguir um emprego com estabilidade financeira é o objetivo de todos os brasileiros. Os concursos são a esperança de um futuro melhor. Com a crise, é notório como as pessoas estão estudando cada vez mais e como as dificuldades pressionam os brasileiros a lutar e a se motivar.

Para entendermos melhor sobre os concursos que estão em alta, conversarmos com o Professor Luís Eduardo de Jesus, 35 anos, ele é professor de Direito Administrativo da FGV-Rio, Universidade Anhanguera e cursos preparatórios em todo o Brasil.

JORNAL – Quais os concursos que estão em alta na área jurídica e outras áreas?

PROFESSOR – O TRE-Tribunal Regional Eleitoral do RJ, PRF-Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e o MPU-Ministério Público da União.

JORNAL – Por que depois de aprovado, existe a demora em exercer o cargo?

PROFESSOR – Porque infelizmente a lei brasileira não estabelece um prazo para que a pessoa depois de aprovado seja nomeado. O prazo da validade do concurso da validade do concurso pode ser de até 2 anos.

JORNAL – Por que alguns concursos estão exigindo experiência? Isso é uma prática legal?

PROFESSOR – Sim, é legal e constitucional, apesar de não ser uma prática comum. Cargos como: juiz, promotor não podem admitir pessoas sem experiência profissional.

JORNAL – Quais os critérios usados para ser aprovado em uma prova da OAB?

PROFESSOR – A prova objetiva, com 80 questões onde o candidato deve acertar 50% das questões. Depois uma prova discursiva composta de 4 questões e uma peça profissional, o candidato deve acertar no mínimo 60%.

JORNAL – Qual o conselho você daria para passar em uma prova da OAB e concursos em geral?

PROFESSOR – Organização, fé, persistência.

Para os concurseiros, fica a dica: o resultado da aprovação é o planejamento e dedicação.

Reportagem: Jaqueline Garcia