Notícias

SOCIAL: Caminhada reúne centenas de mulheres no Centro de Niterói

SOCIAL: Caminhada reúne centenas de mulheres no Centro de Niterói

anuncienew2

SOCIAL – Centenas de mulheres participaram nesta quinta-feira (16-03) da caminhada “Mulheres. Nenhum direito a menos”, na Avenida Amaral Peixoto, centro de Niterói. O evento, organizado pela Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Movimento de Mulheres e entidades da sociedade civil,  fez parte da extensa programação preparada pela Prefeitura de Niterói em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.

caminhada02

A primeira-dama do município, Fernanda Sixel, participou da caminhada e falou sobre as conquistas das mulheres nos últimos anos. “É necessário celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo da história, mas também ainda é necessário lutar. Ainda existe muita desigualdade em termos de salários. Também precisamos combater a cultura do estupro. O mês de março representa esta luta. É preciso ter espaço para falarmos sobre a pauta feminina, ampliar o debate e avançar cada vez mais no que diz respeito aos direitos das mulheres”, afirmou Fernanda.

Já a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Haidêe Antunes Rosa, enfatizou que a luta está valendo a pena e citou a Lei Maria da Penha, o Juizado de Violência Doméstica e as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher como algumas das conquistas. “Os direitos das mulheres vêm sendo conquistados aos poucos, mas sempre com muita coragem e valentia estamos conquistando muitas lutas”, disse Haidée.

A vendedora Josilene Soares estava bastante entusiasmada com a caminhada. “Tenho acompanhado os eventos do mês das mulheres. Acho muito bacana ver tantas mulheres na rua, juntas, lutando por seus direitos”, disse.

A programação em homenagem ao Dia da Mulher acontece durante todo o mês de março e foi elaborada pela Prefeitura de Niterói em parceria da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Organização Niterói Mais Humana e de outras instituições da sociedade civil. O slogan da campanha deste ano é “Mulher. Nenhum Direito a Menos”.

A agenda de eventos terá, ainda, o II Encontrão da Juventude, com o tema “Agora é que são elas”, no Horto do Fonseca, dia 19; Ação Cidadã no Colégio Estadual Guilherme Briggs, dia 25; entrega do prêmio Etienne Romeu, dia 27, na Câmara de Vereadores; abertura da exposição “Mulheres Brasileiras”, conjunto de fotografias e informações sobre 12 mulheres destaques na cultura brasileira, dia 28, na Sala Carlos Couto; debate sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, dia 30; e inauguração da Sala de Amamentação da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no dia 31.