Educação

EDUCAÇÃO: Ano letivo começa na vigésima primeira escola implantada pela atual gestão da prefeitura

EDUCAÇÃO: Ano letivo começa na vigésima primeira escola implantada pela atual gestão da prefeitura

anuncienew2

EDUCAÇÃO – A dona de casa Gisele dos Santos Moura, 27 anos, foi uma das primeiras mães a chegar à Umei Regina Leite Garcia, na Teixeira de Freitas, Fonseca, Zona Norte de Niterói, para o primeiro dia de aula dos gêmeos Daniel e Gabriel, de 2 anos. A unidade de educação infantil é a vigésima primeira escola implantada pela atual gestão da prefeitura.

Prefeito015

Gisele tem esperança que um dos gêmeos desenvolva a fala na escola. “Meu filho mais velho é autista e um dos gêmeos tem problemas na fala. Os médicos me aconselharam a coloca-lo na escola para que possa se desenvolver. Dou graças a Deus de ter conseguido essa creche perto de casa. Estou muito esperançosa de que o Daniel vai se desenvolver a partir do convívio com as outras crianças”, disse Gisele, que mora na Teixeira de Freitas.

Já para a dona de casa Gabriela Machado, 22 anos, colocar o filho de 2 anos na Umei representa a possibilidade de conseguir um emprego. “Estou muito feliz porque consegui uma vaga. A escola é muito bonita, as professoras são muito carinhosas, com certeza ficarei tranquila em deixar meu filho aqui”, afirmou.

A unidade funciona em horário integral (8h às 17h), e atende 160 crianças dos 2 ao 5 anos. A Umei conta com nove salas de aula, sala de  recursos e multimeios, banheiro com vestiário, quadra coberta, pátio para atividades lúdicas, cozinha e refeitório. A creche foi construída dentro dos padrões de acessibilidade e de sustentabilidade, já que possui sistema de reaproveitamento de água da chuva e captação de energia solar.

Prefeito010

O prefeito Rodrigo Neves acompanhou o início do ano letivo na Umei. Ele conversou com as crianças e os com os pais, que ficam na escola durante o período de adaptação das crianças. Depois visitou outras duas unidades de educação infantil: a Eduardo Campos, no Matapaca; e a Nina Torres, em Piratininga.

“Todas as Umeis que estou visitando foram construídas nos últimos quatro anos.Com isso ampliamos em 80% o número de vagas na educação infantil em Niterói. Praticamente todas as crianças de 4 a 6 anos estão nas escolas municipais. Não só como prefeito, mas como cidadão tenho orgulho de viver numa cidade que oferta educação de qualidade para todas as suas  crianças. Eu sempre disse que a educação é a melhor ferramenta para a gente reduzir as desigualdades, igualar as oportunidades para a população e ao mesmo fazer a prevenção à violência. Se há algumas décadas tivesse havido um investimento maior em educação, não tenho que dúvida que nós viveríamos em uma sociedade melhor”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Fernanda Sixel e do deputado estadual Waldeck Carneiro.

A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que democratizar a educação infantil tem sido uma marca da atual administração municipal.

“Essa escola tem toda infraestrutura, sala de reforço, espaço para as crianças brincarem, nove salas de aula e vai contribuir para universalizar o ensino infantil aqui na região. É muito gratificante iniciar o ano letivo numa unidade de educação como essa”, disse Flávia.

Fotos: Alexandre Vieira