Cidade

CIDADE: Coordenadoria ampliará as políticas públicas para as mulheres nas áreas social, econômica e dos direitos humanos em Niterói

anuncienew2

CIDADE – Ampliar as políticas que garantem os direitos das mulheres será o principal desafio da nova coordenadora de Políticas e Direitos da Mulher (Codim), Haidêe Antunes Rosa, que foi empossada nesta segunda-feira (20.2) pelo prefeito Rodrigo Neves. A primeira iniciativa da nova coordenadora será elaborar a agenda para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em março.

 

Neves destacou a trajetória de Haidêe nos movimentos social e sindical e reiterou a necessidade de continuidade do trabalho feito na Codim nos últimos quatro anos.

“Haidêe tem uma trajetória de sucesso e experiência, se destacou num sindicato significativo, o dos bancários. Ela atuava na área da Economia Solidária do nosso governo, que tem a ver com o trabalho da inclusão produtiva da mulher no mercado de trabalho. Por isso tenho certeza que ela irá consolidar e ampliar o trabalho que foi desenvolvido pela coordenadora Marcilene Souto à frente da Codim”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado da primeira dama, Fernanda Sixel.

_BEA1954

O secretário-executivo, Axel Grael, ressaltou que Haidêe teve uma ação que permeou várias áreas do governo nos últimos quatro anos.

“Haydêe transita muito bem em diversas áreas e se destacou na Economia Solidária. Me coloco à disposição para auxiliar a sua equipe no que for preciso para o sucesso da Codim”, disse Grael.

A nova coordenadora disse que o desafio do novo cargo será bem sucedido porque irá trabalhar em parceria com as entidades que trabalham pelos direitos da mulher, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia da Mulher, o Juizado de Violência Doméstica, da Comissão da Mulher da OAB, entre outras.

“Espero dar continuidade ao trabalho realizado na Codim e para isso vou fazer uma gestão em parceria.  As mulheres da nossa cidade precisam ser empoderadas nas políticas sociais e econômicas, dos direitos humanos e, principalmente, ser defendidas da violência, seja ela física ou psicológica. Quando há vontade de fazer, alcançamos o sucesso”, afirmou.

Participaram da posse os secretários municipais de Governo, Roberto Salles, e de Participação Social, Miguel Vitoriano, além de representantes de entidades que lutam pelos direitos da mulher.

Direito dos animais ganha coordenadoria

Será publicado nesta terça-feira (20.2), no Diário Oficial do Município, o decreto que cria a Coordenadoria Especial dos Direitos dos Animais. O titular será o ex-vereador e ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Marques.

O novo órgão ampliará a políticas de defesa dos animais domésticos e silvestres, como preconiza a Lei Municipal 3153/2015, que organiza as políticas de proteção animal no município. Marques destaca que o trabalho terá foco ainda na ampliação da castração.

“Antes, várias iniciativas eram tomadas isoladamente. O objetivo da coordenadoria é organizar essas políticas, conduzi-las, congrega-las.  Com relação aos animais silvestres, por exemplo, por que não fazer um centro de triagem na cidade, estudar um local para soltura de pássaros resgatados ? Vamos investir também no aumento das castrações. Temos a expectativa de inaugurar o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos no final de março”, explicou o futuro  coordenador.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top