Cidade

CIDADE: Icaraí ganhará sistema de sinais inteligentes e terá mudanças no tráfego de ônibus

anuncie

anuncieCIDADE – Icaraí vai dar um passo à frente no quesito mobilidade urbana. Até o fim de fevereiro, o bairro ganhará um CTA (Centro de Tráfego de Área) que contará com 42 sinais modernizados, sendo 13 inteligentes, conectados ao CCO (Centro de Controle Operacional da Mobilidade), que funciona na Região Oceânica.

Paralelamente à implantação do sistema de sinais inteligentes, a Prefeitura estruturou um plano que prevê modificações na circulação de ônibus no bairro com objetivos de adequar o tráfego no miolo de Icaraí aos corredores estruturais que cruzam o bairro e otimizar a circulação de veículos nas vias arteriais e locais internas do bairro. Antes de serem implementadas, tais mudanças serão discutidas com a população em uma reunião, nesta quinta-feira (26/01), às 19 horas, no Clube Central.
Os 13 semáforos inteligentes possuem câmeras, que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias e têm a autonomia de prolongar o tempo de verde quando necessário., dando mais agilidade ao tráfego. Os outros sinais que formam o CTA terão tempo fixo de verde e vermelho. Os equipamentos terão sistema no-break e poderão funcionar até oito horas mesmo com corte no fornecimento de energia.
Os sinais inteligentes serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, nas esquinas com as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo; na Avenida Roberto Silveira, nos cruzamentos com as ruas Lopes Trovão, Presidente Backer, General Pereira da Silva, Álvares de Azevedo, Castilho França e Miguel de Frias; na Rua Lopes Trovão, nas esquinas com Gavião Peixoto e Mem de Sá, e Avenida Almirante Ary Parreiras esquina com Rua Irineu Marinho. Dois equipamentos já estão em funcionamento, nas esquinas da Ary Parreiras com Avenida Roberto Silveira e Rua Lemos Cunha.
O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, destaca a importância da implantação dos sinais inteligentes. “Sinais inteligentes são a aspiração maior de todo condutor, passageiro e profissionais da mobilidade urbana porque realizam por software, o que todos queríamos pela lógica: não desperdiçar tempo num semáforo quando não há demanda no outro sentido. O cálculo de tempo ideal para abertura e fechamento, nas interdições de grandes fluxos, também é de extrema importância para a fluidez do tráfego”,
 disse.
Icaraí ganhará também três painéis fixos que passarão aos motoristas informações sobre o trânsito na cidade. Os equipamentos serão instalados na Avenida Alberto Torres, altura da Praça Getúlio Vargas; na Avenida Roberto Silveira, altura da Avenida Almirante Ary Parreiras, e na Rua Marquês do Paraná, pouco antes da Rua Miguel de Frias.
Outra ação para melhorar o fluxo de veículos do bairro é o recapeamento de ruas importantes, como Mem de Sá, Presidente Backer e Mariz e Barros, além da Lopes Trovão.
Mudanças no tráfego- A proposta da Secretaria Municipal de Urbanismo é concentrar o fluxo de ônibus em quatro vias que ligam a Praia de Icaraí a Santa Rosa: Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros e Joaquim Távora. Os coletivos deixarão de passar pela Rua Presidente Backer.
No sentido oposto, a Rua Miguel de Frias e a Avenida Almirante Ary Parreiras continuarão a receber os coletivos. Os ônibus deixarão de passar pelas ruas General Pereira da Silva, Tavares de Macedo, Domingues de Sá e Avenida Sete de Setembro.
Ainda de acordo com o plano, ficará proibido o estacionamento e pontos de táxi na Álvares de Azevedo e na Lopes Trovão, que são ruas mais estreitas, no trecho que vai da praia até a Roberto Silveira, em ambos os lados. Na Mariz e Barros e Miguel de Frias, vias mais largas, será permitido o estacionamento e paradas de táxis.
“Na Álvares de Azevedo, por exemplo, quando o ônibus para no ponto, mesmo com o sinal verde, ninguém consegue ultrapassá-lo porque o estacionamento bloqueia a via. Quando o ônibus volta a andar, o sinal já fechou.  Nosso primeiro passo será organizar esses fluxos, estabelecendo as vias que terão prioridade para circulação e as que servirão para acesso local”, explicou o subsecretário de Urbanismo, Renato Barandier.
O plano prevê ainda a implantação de uma ciclofaixa na Rua Lopes Trovão e um estudo para a viabilidade da construção, a médio prazo, de um túnel ligando as ruas Cinco de Julho (a partir da esquina com a Gavião Peixoto) e Oswaldo Cruz. Também está em estudos a instalação de uma ciclofaixa na Miguel de Frias ou na Álvares de Azevedo.
anuncie
 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top