Cidades

CIDADE: Em conferência internacional na UFF, prefeito destaca políticas sustentáveis implementadas em Niterói

CIDADE: Em conferência internacional na UFF, prefeito destaca políticas sustentáveis implementadas em Niterói

anuncie

anuncie

CIDADE – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou na tarde de ontem (20/1) da Conferência Internacional de Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. A 13ª edição do evento acontece até este sábado (21/1), no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói está sendo a primeira cidade brasileira a sediar o evento, que reúne centenas de pessoas de 39 países.

A prefeitura e o NAB são parceiros da Common Ground Publishing, instituição que coordena a Conferência e a Comunidade de Conhecimento On Sustainability.

Ao conversar com especialistas que participaram do evento, o prefeito destacou que o seminário foi uma oportunidade de a cidade apresentar suas políticas com foco na sustentabilidade que ele considera fundamental para as futuras gerações.

“Seminários como esse, que contam com a presença de especialistas de todas as partes do mundo, são fundamentais. Tivemos a oportunidade de apresentar resultados que a prefeitura tem implementado, como o programa de saneamento, de recuperação das enseadas, programa Niterói Mais Verde, com a ampliação das áreas de proteção ambiental e todas as ações com foco na sustentabilidade ambiental. Esses especialistas, que se reúnem todo ano, têm encontrado na cidade um ambiente positivo, conhecendo projetos e pontos turísticos de Niterói. Eu acredito que esse evento marca mais uma etapa da integração e inserção de Niterói nessa dinâmica e nesta agenda tão necessária para as atuais e futuras gerações”, disse.

Desde a primeira edição, em 2005, a conferência já aconteceu em cidades dos Estados Unidos, Vietnã, Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Equador, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Croácia e Dinamarca.

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói,  Axel Grael, destaca que a escolha da cidade para sediar o seminário se deveu aos programas ambientais desenvolvidos e pelas soluções inovadoras em resiliência e sustentabilidade: infraestrutura urbana (PRO-Sustentável), mobilidade sustentável (TransOceânica, Niterói de Bicicleta, planejamento do VLT), planejamento e controle urbano, proteção dos ecossistemas (Niterói Mais Verde), saneamento e despoluição (Enseada Limpa).

Axel será um dos palestrantes do evento neste sábado. Ele vai falar sobre programas ambientais desenvolvidos e soluções inovadoras em resiliência e sustentabilidade na cidade. A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, também participou da conferência e abordou o tema “Caminhos para a sustentabilidade: desafios e oportunidades para Niterói”.

Diretor do NAB, o professor Raimundo Damasceno afirmou que o evento é um dos maiores congressos de sustentabilidade do país e destacou a parceria da universidade com a Prefeitura.

“Graças à parceria entre a UFF e a Prefeitura, conseguimos trazer 39 nações diferentes e mais de 100 pessoas do exterior, dando grande visibilidade a Niterói”, declarou.

FOTO: Luciana Carneiro

anuncie