MEIO AMBIENTE: Niterói realiza ronda preventiva contra queimadas

anuncie

anuncie

MEIO AMBIENTE – A Defesa Civil de Niterói realizou nesta quinta-feira (19) em Várzea das Moças, a primeira ronda preventiva contra queimadas deste ano. A iniciativa contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos, Hídricos e Sustentabilidade, Guarda Ambiental, CLIN, Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET e voluntários do Nudec Queimadas (Núcleo de Defesa Civil nas Comunidades).

A ronda preventiva, que faz parte do plano “Niterói contra Queimadas”, tem o papel de conscientizar a população sobre os problemas causados pela queima de lixo doméstico, uso do fogo para limpar encostas, entre outras práticas danosas à vegetação e ao meio ambiente que podem acabar gerando grandes queimadas em vegetação e áreas verdes.

A vulnerabilidade do risco de fogo em vegetação sofre a influência direta das condições do tempo. As altas temperaturas registradas recentemente e a pouca quantidade de chuva no município de Niterói são fatores que favorecem para um alto risco de fogo em vegetação.

Quase todos os incêndios em vegetação têm origem humana, seja por ação criminosa ou acidental. Provocar incêndio em vegetação, assim como soltar balão, é crime.

Na ação desta quinta, os agentes percorreram as casas das comunidades localizadas próximas à vegetação, as áreas de maior risco e orientaram a população sobre as medidas de prevenção contra queimadas, como não colocar fogo no lixo. Além da conscientização, foi efetuado um cadastro georreferenciado dos moradores, com a utilização de GPS, para que periodicamente seja feito contato em caso de incêndios no bairro.

As condições do tempo para os próximos dias são favoráveis para a redução do risco de fogo em vegetação, visto que a previsão é de chuva e redução das temperaturas para os próximos dias.

anuncie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline