Opinião

VOCÊ VERSÃO 3.0: Como a negatividade destrói sua autoconfiança

VOCÊ VERSÃO 3.0: Como a negatividade destrói sua autoconfiança

anuncie

anuncie

VOCÊ VERSÃO 3.0 – A nossa autoconfiança é proporcional ao quanto acreditamos ser capazes de realizar algo. Então, se te falta autoconfiança, é provável que você se amedronte em situações novas e desafiadoras (mesmo as positivas) e tenha dificuldade de lidar com problemas. Isso se aplica para você? Então continua comigo!

Se você leu o meu e-book gratuito Coragem | Os 5 passos para vencer o medo, você já deve saber que a nossa mente tem uma tendência natural à negatividade. E como a mente não gosta de lidar com incertezas e tem necessidade de prever um desfecho para situações futuras, acaba criando narrativas mais negativas.

Sad woman hug her knee,nobody

Quando vamos fazer algo novo, não sabemos que resultados virão da nossa ação. Então, entramos em contato com o desconhecido. Só que a nossa mente não sabe lidar com a incerteza e tem necessidade de prever um desfecho para as situações futuras. Como os seres humanos já tem uma tendência natural à negatividade, acabamos por criar previsões mais negativas do que vai acontecer.

Só que aquelas pessoas que não acreditam em sua capacidade, acabam sendo mais negativas do que o normal. Isso porque diante de situações novas ou difíceis elas já preveem que vão ter um resultado ruim ou que não vai dar certo. Então, as reações do medo tomam conta do corpo delas e as paralisa.

Eu te convido a refletir um pouco. Como você lida com o novo? Você enfrenta os desafios ou foge deles? Tem dificuldade de lidar com problemas? O que passa pela sua cabeça nesses momentos?

Mente e corpo estão interligados, então todo pensamento (bem como palavras e qualquer outro tipo de comunicação) produz um sentimento em nós e uma série de reações químicas relacionadas. Se o pensamento for negativo, você vai ter um sentimento ruim (ódio, raiva, inveja, medo, etc.) e o cérebro vai responder liberando maiores quantidades de hormônios como adrenalina e cortisol, que em grandes quantidades causam até doenças.

Os pensamentos negativos, por influenciarem nossos sentimentos e nossa fisiologia, acabam por afetar nosso desempenho. E se você tem um resultado ruim em uma situação que você já achava que não seria capaz de lidar com ela, advinha o que acontece? Esse fato fortalece sua crença de que não é capaz e dá continuidade a um ciclo vicioso.

Sem contar que o Universo é regido por leis e você pode até tentar ir contra elas, mas não vai conseguir resultados expressivos. Uma delas é a Lei da Atração (não exatamente do modo como você leu em O Segredo) que diz que semelhante atrai semelhante. Invariavelmente, atraímos para a nossa vida as pessoas e circunstâncias congruentes com o que pensamos a maior parte do tempo.

Acredito que nesse momento você já deve ter entendido o quão prejudicial é manter essa negatividade. Mas o que fazer para lutar contra ela?

Quando você se pegar prevendo resultados ruins para suas ações, questione-se:

1) Como posso ter tanta certeza de que não vai dar certo? Quais são as outras possibilidades?

2) O que de pior poderia acontecer? Quanto tempo você demoraria para se recuperar?

3) O que de melhor poderia acontecer? E qual o resultado mais provável, mais realista?

Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe gratuitamente o meu livro digital

Coragem | Os 5 passos para vencer o medo, no link abaixo:

https://bit.ly/ebookcoragem

Com amor,

Fernanda Pessanha

Psicóloga e Coach

anuncie