Saúde

SAÚDE: Mutirão contra o Aedes chega ao Viradouro neste sábado

Aedes aegypti | Divulgação
Aedes aegypti | Divulgação

anuncie

anuncie

SAÚDE – A Prefeitura de Niterói começa o ano intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (7), será a vez do Viradouro, localidade de Santa Rosa, na Zona Sul da cidade, receber o mutirão que complementa o trabalho já realizado diariamente pelos agentes em toda a cidade. Desde o início do verão, a ação já percorreu os bairros de Santa Rosa, Vital Brazil e São Lourenço.

Cerca de 30 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitarão as casas em busca de criadouros do vetor e, quando necessário, aplicarão larvicidas para eliminação de possíveis focos do mosquito. Além da vistoria aos imóveis, a operação conta com a distribuição de materiais educativos contendo informações sobre as doenças, sintomas e medidas para evitar os focos dentro de casa. Os moradores podem ainda se informar e tirar dúvidas com a equipe.

“Os mutirões estão sendo realizados desde o início do verão e já passamos pelo Morro União e Rua Martins Torres, em Santa Rosa, pelo Vital Brazil e por São Lourenço. Agora será a vez do Viradouro. Precisamos que as pessoas se mobilizem e combatam os focos de mosquito dentro das suas casas. Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que o criadouro mais frequente em Niterói é a caixa d’água de residências”, alerta o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco de Farias Neto

Os mutirões intersetoriais acontecem aos fins de semana em diferentes locais da cidade. Na próxima semana, 14, será a vez de o Morro do Bumba receber a visita. No dia 21, a Comunidade Boa Vista e, encerrando o mês, o bairro Vital Brazil (dia 28). A ação acontece em conjunto com o Programa Médico de Família e com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) promovem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o Devic na prevenção e combate aos focos do mosquito, nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

anuncie