Saúde

SAÚDE: Fórum na Câmara de Niterói debate a situação do SUS com população

anuncie

anunciopresencial

 

SAÚDE – O Conselho Municipal de Saúde de Niterói convida usuários, profissionais e gestores da saúde para o Fórum Popular em Defesa da Saúde como um Direito e da Seguridade Social, na sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores (Av Amaral Peixoto – nº. 625) das 14h às 18h. O encontro democrático visa debater a garantia do caráter público, universal e integral do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram convidados deputados federais, estaduais, vereadores, representantes de sindicatos e associações de moradores e de servidores, secretários de Saúde da Região Metropolitana II, além de integrantes do Conselho Municipal de Saúde. A tribuna será presidida pela secretária de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, e será aberta para participação da população.

Em carta, o Conselho Municipal de Saúde expressa preocupação com a condução da política de saúde pelo governo federal, como a portaria 1.482 de 4/8/2016 que estimula a adoção de planos de saúde mais baratos, na contramão da gratuidade do SUS. “Na prática, existem duas grandes forças em disputa na saúde, as forças do fundamentalismo mercantilista que defendem e/ou lutam pelo projeto privatista, e as forças que defendem o Sistema Universal e/ou lutam pelo projeto saúde como um Direito, e apontam sempre na perspectiva de um Sistema Universal, público e de qualidade. Está bem claro o quanto precisamos defender o SUS, mas precisamos também ter claro que forças políticas estarão no curso deste projeto, no Estado ou fora dele”, diz trecho da carta.

anuncie

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top