Opinião

QUALIDADE DE VIDA: Longevidade com qualidade

QUALIDADE DE VIDA: Longevidade com qualidade

anuncie

anunciopresencial

QUALIDADE DE VIDA – Nunca é tarde para adotar uma vida saudável. Por este motivo, venho sempre expondo essa vital possibilidade e viabilidade visando a inclusão e a permanência regular dessa prática em suas vidas.
A adoção de hábitos saudáveis é importante em todas as etapas da vida. Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática regular e adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida a essa divina e privilegiada idade.
A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo é um dos maiores fatores de risco na terceira idade.
Antes de tudo é de suma importância saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. As pessoas tendem a associar atividade física para essa faixa etária à hidroginástica, Pilates e alongamentos. Estas são excelentes atividades, mas o praticante pode ter sido um lutador e gostar de lutar, ou um corredor ou nadador e até mesmo ter tido uma prática regular de exercícios de pesos resistidos(musculação), e preferir voltar a praticar essas atividades. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos. A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e sobretudo traz mais independência. Apesar desses benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária ou são fadados a uma prática que ainda os mantém no quadro da inatividade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em números de idosos. Portanto ciente dessa comprovação científica cada vez mais próxima e possível para incentivar a prática regular e levá-las as suas realidades, viabilidades, necessidades e particularidades desta grande e bem vinda parcela da população, venho sempre expondo dicas e sugestões visando através da manipulação e variabilidades técnicas para a promoção da qualidade e igualdade através da humanização para esta fase da vida.
Prof-personal André Mendes
CREF: 020829-G/RJ
CONTATO: 981286595;
www.studioandremendes.wix.com/studioam;

anuncie