Opinião

VOCÊ VERSÃO 3.0: Cinco dicas poderosas para uma mentalidade de sucesso

VOCÊ VERSÃO 3.0: Cinco dicas poderosas para uma mentalidade de sucesso

anuncie

anuncie

VOCÊ VERSÃO 3.0 – Você já parou para pensar por que algumas pessoas têm sucesso na vida e outras não? A resposta para esta pergunta tem a ver com o modelo mental de cada um. Existe uma mentalidade certa para o sucesso e a boa notícia é que, se você não tem, pode começar a treinara para adquiri-la.

A maneira como nós pensamos influencia os nossos sentimentos, que por sua vez determinam os nossos comportamentos. Como consequência, nossas ações produzem resultados. Portanto, os resultados que cada um de nós tem hoje em cada área da vida, são resultados dos nossos pensamentos.

Talvez você já tenha escutado que para ter resultados diferentes você precisa fazer coisas diferentes e é a mais pura verdade. Porém, se nossas ações são determinadas por nossos pensamentos, então precisamos também mudar a forma de pensar. Essa não é uma tarefa fácil, mas, como todo hábito, pode ser desenvolvido.

Saiba como pensam as pessoas mais produtivas e realizadoras, com essas cinco poderosas dicas.

1) Eu tenho a vida que mereço

Autorresponsabilidade é a chave para toda mudança. É você acreditar que você está onde se colocou e que seus resultados atuais são fruto de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos ao longo do tempo. Não se culpe, pois você fez sempre o melhor que podia com a sabedoria e os recursos que tinha no momento.

Mas também não se vitimize, achando que tudo que te acontece é por causa dos seus pais, dos governantes ou de Deus. Tome as rédeas da sua vida, pois se você está onde se colocou e não gosta dos seus resultados, você também é o único responsável por muda-los.

2) Fracasso é o primeiro passo para o sucesso

Um dos maiores medos das pessoas é de se aventurar em um novo projeto e fracassar. O problema está no significado ruim que essas pessoas atribuem ao fracasso. A verdade é que a maioria das pessoas de sucesso erraram muito antes de acertar, mas foram aprendendo com esses erros e fazendo de novas maneiras, até chegar ao objetivo final.

Cuidado com o significado que você atribui aos obstáculos que surgem, pois eles podem ser importantes e até necessários ao seu crescimento. Fracasso não é o oposto de sucesso, é apenas o primeiro passo para ele. Se você persistir, chegará lá.

3) Sucesso é uma decisão

Quando você tem um objetivo, querer atingi-lo é muito pouco. Você precisa estar comprometido com sua decisão. O pensamento “Eu vou fazer isso para comprar minha casa” deve ser substituído pelo pensamento “Eu vou fazer isso até comprar minha casa”. Quando você se compromete, você se mantém firme no caminho, mesmo quando as dificuldades aparecem.

Lembre-se também que persistência é diferente de insistência. Quando você fizer algo e não funcionar, experimente uma nova estratégia. Você pode errar quantas vezes forem necessárias até alcançar o que quer, mas não pelos mesmos motivos.

4) A felicidade está na jornada

Desde crianças aprendemos a condicionar nossa felicidade ou sucesso a algo no futuro. “Eu só vou ser realizado quando me formar na faculdade”; “Eu só vou ter sucesso quando conseguir minha promissão no trabalho”; “Eu só vou ser feliz quando arranjar um bom marido”. O problema é que quando alcançamos aquilo que achamos ser o objeto da nossa felicidade, queremos algo maior e nunca estamos satisfeitos.

Na verdade, essa fórmula funciona de maneira inversa. Você deve buscar ser feliz hoje, ser feliz durante a caminhada em direção aos seus objetivos, e tudo virá de uma forma mais fácil e natural. Como ser feliz? Sendo você mesmo! Vivendo de forma autêntica, fazendo o que gosta e passando mais tempo com as pessoas que ama.

5) Mentalidade é contagiosa

Todos nós estamos passando pensamentos, sentimentos e comportamentos para as pessoas a nossa volta. Está todo mundo dando e recebendo influências o tempo todo. Faça uma reflexão: O que você está passando para as pessoas e, mais importante, o que você está recebendo?

Você vai sempre se parecer com o seu meio social, então você precisa conviver com pessoas que se pareçam com seu objetivo de vida. Então, se você quiser crescer na empresa na qual trabalha, ande com as pessoas mais bem-sucedidas do local. Quanto mais você fica perto dessas pessoas, escuta o que elas falam, lê o que elas escrevem, vê o que fazem, mais sua mentalidade muda. Isso facilita o caminho.

Com amor,

Fernanda Pessanha.

Psicóloga e Coach de Autoconfiança

anuncie