Saúde

SAÚDE: Prevenção também no reino animal

jeunesse

anuncie

SAÚDE – O “Outubro Rosa” é uma campanha que acontece mundialmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a detecção precoce da doença. A Fundação Municipal de Saúde de Niterói entrou na iniciativa e realiza, este mês, dezenas de eventos que têm como foco a prevenção da doença. Na manhã desta terça-feira (25/10), a campanha chegou aos animais de estimação. O Centro de Castração da Prefeitura, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, realizou 16 exames gratuitos de ultrassonografia nas mamas, útero e ovários de gatas e cadelas. Os donos dos animais também puderam assistir a uma palestra sobre prevenção do câncer de mama em humanos, ministrada pela equipe da Saúde da Mulher.

Chefe da seção de controle de população animal do Centro de Zoonoses, Fábio Villas Boas explica que o exame nos animais tem uma importância semelhante ao realizado na mulher.

“Examinamos a mama para ver se tem algum início de tumoração e realizamos a ultrassonografia para visualizar o útero e os ovários para ver se o animal está com algum tipo de inflamação ou com tumores. O diagnóstico precoce é fundamental para que esse animal tenha qualidade de vida. O câncer em animais tem tratamento cirúrgico e até quimioterapia. Assim como nos humanos, a chave é detectar antes”, explica Fábio.

Chanel, de 1 ano e 11 meses, fez sucesso no Centro de Castração. O dono, o aposentado Jorge Pereira, de 68 anos, conta que ela foi castrada no Centro e elogiou o atendimento.

“São exames caros, que nem sempre a população tem condições de pagar e o animal acaba ficando desassistido. Então é uma grande iniciativa da Prefeitura. A Chanel foi castrada no Centro, o atendimento foi excelente, a recuperação dela foi ótima. Ficamos tão satisfeitos que continuamos em contato com a equipe, passeamos por aqui às vezes, e agora ela voltou para participar do Pet Rosa”, elogia.

Outra que aproveitou a gratuidade para ter seu animalzinho examinado foi Raimunda Alves, de 59 anos. Ela levou a cadelinha Mel, de 6 anos, e aproveitou para participar da palestra sobre prevenção do câncer de mama em humanos.

“Gostei. Paguei caríssimo em uma veterinária para ela fazer esse exame no ano passado e hoje ela pôde fazer gratuitamente. A Mel tem um probleminha genético e precisa passar por exames sempre. Amei o serviço. Eu gosto muito dos meus animais e eles merecem todo o carinho e cuidado.Também achei  muito interessante esse trabalho da FMS, trabalhar de forma integrada a prevenção do câncer de mama nas mulheres e nos animais”, afirma Raimunda.

Castração 

O Centro de Castração foi reaberto em 2013 e já realizou quase três mil cirurgias gratuitas. Apenas este ano, foram 667 procedimentos. A meta, segundo Villas Boas, é alcançar mil cirurgias até o fim de dezembro.

As inscrições são abertas para os munícipes a cada dois meses. Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Castração pelo telefone. A partir disso, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. O Centro de Castração fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O telefone é o (21) 2711-0113.
anuncie
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top