CIDADE: Vice-prefeito Axel Grael lidera travessia no túnel Charitas-Cafubá

jeunesse

anuncie

CIDADE – O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e o diretor da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Lincon Silveira, conduziram uma travessia pelo túnel Charitas-Cafubá, na manhã deste domingo (23).

tunel024

Cerca de 100 moradores e comerciantes das duas regiões participaram do passeio, incluindo os grupos Amigos da Bike Itaipu e Motoclube Caveiras do Asfalto de Niterói.

Com 1.300 metros de extensão, o túnel já está pavimentado e com sistemas de ventilação e iluminação instalados. São duas faixas de rolamento asfaltadas, destinadas a automóveis; uma faixa de concreto, para o novo sistema de ônibus BHLS; e uma ciclovia.

“O percurso foi feito pela galeria Luís Antônio Pimentel no sentido Cafubá-Charitas. Mas, quando for aberto para circulação de veículos, prevista para dezembro deste ano, o fluxo do trânsito será no sentido inverso”, explicou Axel. 

MOBILIDADE URBANA – O túnel é parte da TransOceânica, a maior obra de mobilidade urbana da cidade desde a inauguração da ponte Rio-Niterói, em 1974. Com o túnel, o trajeto do Cafubá para Charitas – hoje feito em, pelo menos, uma hora – será realizado em apenas 25 minutos. Não haverá cobrança de pedágio.

Foram 14 meses de perfuração, mais de 600 mil quilos de explosivos usados e 3 mil toneladas de rochas retiradas. Para se ter uma ideia da dimensão da obra, estão sendo instaladas 1.100 lâmpadas de LED e 16 ventiladores em toda a extensão das galerias. 

Fotos: Alexandre Vieira

anuncie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *