NEGÓCIOS: 5 dicas para você abrir um negócio investindo pouco

jeunesse

anuncie

NEGÓCIOS – O desemprego e o aumento da inadimplência têm levado cada vez mais pessoas a trabalhar por conta própria. Boa parte delas abrem seus negócios por necessidade de encontrar novas formas de gerar renda para a família e pagar suas dívidas.

Empreender para levantar dinheiro e pagar contas em atraso é um negócio arriscado. Isso porque todo empreendimento é como um filho, exige que você invista dinheiro e dedicação para que ele possa crescer. Além do que, leva um bom tempo até que o negócio comece a trazer algum retorno. Se você está endividado, com juros correndo todo dia, então você não tem dinheiro para investir e nem tempo para esperar. Isso quer dizer que abrir um negócio quando se está endividado é impossível? Não. Mas, para evitar riscos, vale a pena seguir algumas dicas:

Comece prestando serviços: A alternativa mais barata para começar um negócio é oferecer serviços, pois sua maior matéria-prima é você mesmo. Acompanhar idosos, cuidar de crianças, passear com cachorros, fazer unhas e cabelos, realizar serviços gerais, organizar ou entregar documentos, entre outros, são maneiras rápidas e imediatas de iniciar seu negócio sem precisar gastar muito. Procure algo que você goste, que tenha talento para fazer e mãos à obra!

Crie sua marca: Ofereça algo que diferencie você dos concorrentes. Horários alternativos, bons preços, um estilo só seu de entregar o serviço, um uniforme engraçado, um sorriso cativante, um jeito de cumprimentar… enfim, algo que torne você único e o faça ser lembrado. Isso ajuda a criar a divulgação “boca a boca” e a trazer mais clientes, sem que você precise investir muito em propaganda.

Estude muito: Nas horas vagas, aproveite para estudar e se informar sobre a área em que decidiu atuar. Visite páginas de outras empresas que prestam o mesmo serviço e busque cursos e vídeos gratuitos na internet. Os sites do SEBRAE, SENAC ou IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) são ótimas fontes de informação.

Conte com os amigos: Nada de pedir dinheiro ou cartão de crédito emprestado a amigos e parentes. A melhor ajuda que eles podem lhe dar é divulgar seu serviço ou produto. Que tal uma campanha: indique três clientes e ganhe um serviço grátis? Peça depoimentos e tire fotos do serviço realizado, aproveite as redes sociais e grupos de celular para divulgar seu negócio.

Não venda fiado: Você tem contas em atraso e precisa do dinheiro, lembra? Vender fiado não vai te ajudar e o pior: vai atrair mais clientes que costumam pendurar suas contas. Em vez disso, combine de prestar o serviço em outro dia, quando o cliente tiver como pagar.

0001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline