EDUCAÇÃO: Prefeitura assume três Cieps do Estado

0001

anuncie

EDUCAÇÃO – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual de Educação, Vagner Victer, anunciaram nesta tarde (05-10) a municipalização de três unidades estaduais de educação, que passarão em 2017 a funcionar com ensino fundamental em horário integral, abrindo mais de mil vagas  na rede municipal. As unidades de ensino que passarão para a prefeitura são três antigos Cieps: o Fagundes Varela, no Engenho do Mato; o 446 ( Esther Botelho), no Cantagalo; e o Anísio Texeira na região do Cubango.

O chefe do Executivo destacou a importância da reunião de hoje em seu gabinete, que alinhou parcerias com a Secretaria  de Educação do Estado  em busca de ampliação da rede de ensino da cidade, proporcionando mais oportunidades para jovens e crianças em três regiões de Niterói.

“Estamos acompanhando o trabalho de Victer de reestruturar as escolas estaduais dentro da grave crise do estado. Essas áreas que estavam ociosas  serão utilizadas para desenvolvimento do Programa de Educação na cidade. Já municipalizamos varias unidades estaduais de ensino fundamental de acordo com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases e fizemos em diálogo com as famílias. Importante é que concluímos os entendimentos e esses três locais serão transformados dentro do nosso plano de expandir a rede de ensino fundamental e educação infantil de Niterói”, ressaltou Neves. Ele citou exemplos bem-sucedidos de municipalização como os Cieps Altineia Miranda e Jacy Pacheco, respectivamente no Caramujo e no Buraco do Boi.

O prefeito  lembrou que, no Engenho do Mato, o espaço onde funcionava o antigo Ciep Fagundes Farela foi demolido e hoje, graças à intervenção da Secretaria municipal de Educação, as crianças que ali estudavam são levadas para outras unidades em ônibus escolares. Esclareceu que já tem verba para empregar no local, oriunda do Ministério da Educação, através de emenda parlamentar do deputado Jorge Bittar. Destacou também que tanto o Ciep da Rua  Leite Ribeiro, no Cubango, como o Ciep Esther Botelho, no Cantagalo, também encontram-se ociosos  no momento  e poderão atender à ampliação educacional nos bairros .

O secretário estadual de Educação, Vagner Victer, enfatizou a importância de parceria com a prefeitura de Niterói para a ampliação e manutenção da qualidade de ensino.  Victer afirmou que o processo de municipalização dessas três áreas e a transferência do terreno do Engenho do Mato para a prefeitura serão feitos o mais breve possível.

“Essa parceria vai ao encontro do que penso com relação às vantagens de educação integrada.Quando se tem uma prefeitura comprometida como Niterói, que está investindo em educação gradativamente, isso repercute em médio prazo nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Enem. Já sairemos dessa reunião para colocar as ações em prática.É um comprometimento e vamos implementar”, afirmou Victer.

Flávia Monteiro, secretária de Educação de Niterói, disse que inicialmente a Secretaria irá trabalhar com uma estimativa de mil vagas, já que todas as unidades funcionarão em horário integral.

“ Essa municipalização dos equipamento estaduais que integrarão a nossa rede é um passo importante, pois falamos de democratização de vagas e democratização da educação pública. Essa parceria com a implantação de  horário integral  nesses locais fortalecem  ainda maior este  eixo educacional  que é  uma grande preocupação do prefeito Rodrigo Neves”,  disse Flávia Monteiro .

Participaram da reunião subsecretários estaduais, as secretárias municipais  de Planejamento , Giovana Victer; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; e o presidente da Fundação Municipal de Educação,  Bruno Ribeiro.

banner01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *