Cidade

CIDADE: Nos retoques finais, Cidade da Ordem Pública é palco da formatura da nova turma de Guardas Municipais

0001

anuncie

 

CIDADE – A Prefeitura de Niterói realizou na tarde desta quarta-feira (28/9), na Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim, a formatura da quarta turma, composta por 58 guardas municipais aprovados no concurso público realizado em 2014. Com a incorporação dos novos agentes, a força tem agora 600 guardas, o dobro do que tinha em janeiro de 2013.

A turma, que foi batizada em homenagem ao guarda Antônio Heriberto Pereira da Silva, falecido em março de 2016, vítima de acidente de trânsito, passou por 504 horas/aulas. Professores da Universidade Federal Fluminense, guardas civis municipais graduados, bem como professores convidados, foram responsáveis por ministrar as aulas, que incluíam abordagem, utilização de armas não letais, primeiros socorros, cidadania, entre outras.

O vice-prefeito Axel Grael, representando o prefeito Rodrigo Neves, parabenizou os novos Guardas de Niterói, destacando que a segurança pública é um dos temas mais importantes para a população de Niterói.

“Nós temos recebido muitas sugestões para que a gente tenha, cada vez mais, uma política pública integrada da nossa Guarda com as demais corporações, para que a gente avance com essa agenda da segurança. E nós temos feito o nosso papel. Nós estamos aqui hoje diante desta nova sede da Guarda Civil, a casa da Ordem Pública de Niterói, que é uma estrutura logística especial, feita com muito esforço e, principalmente, feita da forma que possa atender às demandas da Guarda, para que ela seja o mais operacional possível. A presença de cada um de vocês nas ruas é a presença do município, da prefeitura, perante o cidadão de Niterói. O uniforme de vocês é uma das marcas de Niterói”, disse o vice-prefeito.

O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, dirigiu-se aos formandos, destacando a responsabilidade do trabalho como Guarda Civil.

“A instituição que os senhores e senhoras integram hoje passou por uma profunda transformação nos últimos três anos e meio. A nossa Guarda deixou de ser uma Guarda patrimonial para ser uma guarda-cidadã, uma Guarda presente nas ruas, que patrulha, que salva, que resgata animais, que preza pelo ordenamento urbano, que ama sua profissão. Ela  dobrou seu efetivo, se especializou, passou a ser uma força de segurança pública de altíssimo nível. A cada dia nós avançamos, pois o Poder Executivo é preocupado com a segurança de Niterói”, comentou o secretário.

A solenidade contou com a participação da Banda do Exército da Fortaleza de Santa Cruz, que executou o Hino nacional brasileiro e o da Guarda Civil Municipal. Durante a cerimônia, os formandos receberam certificado de conclusão de curso de seus respectivos padrinhos e madrinhas.

Estiveram na Cidade da Ordem Pública para acompanhar a formatura o coronel Danilo Nascimento, comandante do 4º Policiamento de Área (CPA), o coronel Salema, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o coronel Wilton Ribeiro, coordenador do Grupo Executivo Para o Crescimento Ordenado e Preservação de Áreas Verdes (GECOPAV), o delegado Sérgio Caldas, responsável pelo 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), Carlos Raposo, procurador-geral do Município, Giovanna Victer, secretária de Planejamento, e José Mauro Haddad, presidente da Neltur, entre outros.

banner01

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top