Saúde

SAÚDE: Saúde realiza evento no Dia Nacional de Combate ao Fumo

SAÚDE: Saúde realiza evento no Dia Nacional de Combate ao Fumo

anuncie

anuncie

SAÚDE – Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, a Prefeitura de Niterói e a Fundação Municipal de Saúde vão realizar sessões de bate-papo e conscientização sobre os danos causados pelo tabaco. Quem passar pelas unidades do Programa Médico de Família da Ilha da Conceição, Engenho do Mato e Maruí na segunda-feira, a partir das 9h30, poderá participar de conversa informativa, tirar dúvidas sobre o tratamento para parar de fumar e conferir exposição de cartazes.

Para aproveitar o momento de valorização do esporte no Brasil devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o tema das ações este ano é relacionado ao esporte e possui como slogan #MostreAtitude: sem o cigarro, sua vida ganha mais saúde. O objetivo é mostrar que a prática de atividade física é um importante fator de proteção para diversas doenças, em especial as crônicas não transmissíveis, como o câncer, e não combina com o cigarro. A campanha tem como foco o público jovem e adulto, de 13 a 35 anos, de ambos os sexos, fumantes ou não. A opção por focar no público jovem é parte da estratégia para prevenir a experimentação e a iniciação no fumo.

Médicos e profissionais da Saúde de Niterói também vão participar do evento de combate ao fumo realizado com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no dia 29, na Casa Brasil (Pier Mauá, Armazém 1, Centro, Rio de Janeiro), das 14h30 às 16h.

Programa Municipal de Controle do Tabagismo – A Fundação Municipal de Saúde oferece tratamento gratuito aos usuários fumantes do município. O atendimento inclui uma consulta inicial individual, sessões em grupo com abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento com adesivos e medicamentos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A abordagem é feita em quatro sessões estruturadas de 90 minutos, com intervalo semanal, seguidas de duas sessões com intervalo quinzenal. Os ex-fumantes são acompanhados em controles mensais, até completarem um ano de abstinência.

As pessoas que desejam parar de fumar podem procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência e se cadastrar no programa. Os grupos são formados por 10 a 12 pessoas, distribuídos em policlínicas, unidades básicas e módulos do Programa  Médico de Família (PMF).

SERVIÇO:

Dia Nacional de Combate ao Fumo

PMF da Ilha da Conceição
Data: 29 de agosto
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Jornalista Sardo Filho, 196

PMF do Engenho do Mato
Data :29 de agosto
Horário: 9h30
Endereço: Estrada Irene Lopes Sodré s/nº

PMF do Maruí
Data:30 de agosto de 2016
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Monsenhor Raeder, 151 – Barreto

anuncie