Saúde

SAÚDE: Niterói terá Semana Municipal de Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea

SAÚDE: Niterói terá Semana Municipal de Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea

anuncie

anuncie

SAÚDE – A Prefeitura de Niterói e a Fundação Davida realizam, de 22 a 28 de agosto, a Semana Municipal de Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea e Cordão Umbilical de Niterói. O evento começa na segunda-feira (22), com uma grande campanha na Praça Arariboia, que contará com distribuição de material informativo, equipes de enfermagem aferindo pressão e fazendo teste de glicose e apresentação de grupos de teatro e música. O Horto do Barreto e o Campo de São Bento também receberão a campanha, no sábado e domingo, respectivamente.

Entre as atividades da semana municipal de mobilização estão o lançamento da 1ª Cartilha de Conscientização de Doação de Medula Óssea e trabalhos de mobilização e conscientização com alunos de faculdades da cidade.

A doação de medula óssea e cordão umbilical pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, como leucemias agudas e crônicas, linfomas de Hodgkin, anemia falciforme e imunodeficiências congênitas.  A probabilidade de compatibilidade entre o doador e o doente é muito difícil quando não se encontram doadores na mesma família, a chance de achar alguém compatível é de uma para cada 100 mil pessoas, por isso a necessidade de expandir o cadastro de doadores.

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 54 anos e estar saudável. Após uma entrevista e coleta de uma amostra (5 a 10ml) de sangue para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador), os dados são inseridos no Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O procedimento de doação pode ser feito com coleta de material pela veia, em que o procedimento dura poucas horas e, quando termina, o doador é liberado. Outra forma é em um ambiente cirúrgico, realizado com anestesia geral ou peridural. Neste caso, exige-se internação de, no mínimo, 24 horas.

Já o sangue do cordão umbilical do recém-nascido é rico em células-tronco, que são capazes de se diferenciar nos diversos tipos de células do sangue. Por isso, o sangue nele contido pode ser doado, e deve ser armazenado em baixíssimas temperaturas, com o objetivo de utilizá-lo em tratamentos e transplantes.

Serviço

Semana Municipal de Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea e Cordão Umbilical de Niterói

De 22 a 28 de agosto de 2016

22 de agosto – segunda-feira

Abertura: Campanha de conscientização na Praça Arariboia, das 11h às 19h, com distribuição de material informativo, equipes de enfermagem aferindo pressão e fazendo teste de glicose e apresentação de grupos de teatro e música dos professores Luciano Motta e Denise Cid.

– 11h = Crianças da ANDEF (Street Dance)

– 14h = Arte de Dançar (3ª idade)

– 17h = Zumba

– 19h = Arte de Dança (hip hop)

23 de agosto – terça-feira

Encontro-Debate com lançamento da 1ª Cartilha de Conscientização de Doação de Medula Óssea, na Associação Médica Fluminense (AMF), das 19h à 22h. Inscrições pelo site da AMF.

24 de agosto – quarta-feira

Trabalho de mobilização e conscientização com alunos da Faculdade Anhanguera, no Centro de Niterói, das 7h às 20h.

25 de agosto – quinta-feira

Distribuição de material informativo para motoristas na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói, das 8h às 12h.

Trabalho de mobilização e conscientização com alunos da Faculdade Universo, no Centro de Niterói, das 7h às 22h.

27 de agosto – sábado

Campanha de conscientização no Horto do Barreto, das 7h às 17h, com distribuição de material informativo, equipes de enfermagem aferindo pressão e fazendo teste de glicose e apresentação de grupos de teatro e música dos professores Luciano Motta e Denise Cid.

– 9h30 = Zumba

– 11h30 = Capoeira

– 14h = Arte de Dançar (3ª idade)

– 16h = Dança da Medula

28 de agosto – domingo

Campanha de conscientização no Campo de São Bento, das 7h às 14h, com distribuição de material informativo, equipes de enfermagem aferindo pressão e fazendo teste de glicose e apresentação de grupos de teatro e música. Apresentação do Coral do Projeto More, que se apresentou na abertura das Olimpíadas.

anuncie