Cultura

CULTURA: Teatro Popular recebe trabalho artístico da Saúde Mental

CULTURA: Teatro Popular recebe trabalho artístico da Saúde Mental

CULTURA – Nesta quarta (27), a Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Convivência e Cultura Oficinas Integradas, realizou mais uma edição da Tarde Musical no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dessa vez com a participação do grupo Música e Poesia. O grupo reúne profissionais e usuários da Saúde Mental da Unidade de Saúde da Engenhoca.

A apresentação contou com a participação do músico Luper Concepção Black e da psicóloga Lane Mallet. Luper apresentou sua obra autoral, enquanto Lane cantou e declamou poesia do seu trabalho com a juventude de favelas. Passeando por músicas da MPB e com declamação de poemas como “Navio Negreiro” de Castro Alves, a apresentação lidou com temas como a discriminação racial e o contexto conturbado da política brasileira.

A ideia da Tarde Musical é mostrar os talentos dos usuários de Saúde Mental para a população da cidade. “É também uma maneira de ocupação de territórios da cidade pelos usuários, indo além das unidades e para além do tratamento”, afirmou o organizador Francisco Protasio. O evento acontece nas quartas-feiras no quiosque da Magrinha em Charitas e na última quarta de cada mês ocorre a apresentação no Teatro Popular.

O grupo Música e Poesia surgiu em 2013, a partir das oficinas de expressão corporal da unidade da Engenhoca. A coordenadora do grupo, Ana Rosa, comemorou a parceria com o Centro de Convivência e disse que “a ideia do projeto é que a sociedade saiba que essas pessoas são capazes, que elas têm o que dizer, que não são alienadas”. Atualmente Ana Rosa busca novas parcerias para o projeto e está com uma oficina de teatro na Biblioteca Vila Ipiranga.

Tarde Musical... Teatro Popular 030

Tarde Musical... Teatro Popular 038

Tarde Musical... Teatro Popular 057

Tarde Musical... Teatro Popular 099

Tarde Musical... Teatro Popular 107

Fotos: Divulgação