Turismo

TURISMO: Turistas que vierem de motorhome à Rio 2016 terão que estacionar em Niterói

MAC Niterói | Divulgação

TURISMO – Os turistas que vierem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em motorhomes não poderão estacionar na cidade e terão que ficar em Niterói, na região metropolitana. Segundo o secretário de Turismo do Rio e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, a organização da Rio 2016 não permite a destinação de áreas na cidade para esse tipo de veículo, como ocorreu na Copa do Mundo de 2014, quando o Terreirão do Samba e o Sambódromo, no centro, foram usados como estacionamento.

“Já existe toda uma programação e toda a parte de motorhome fica baseada em Niterói. Todos osmotorhomes que chegarem à cidade serão direcionados para Niterói, que tem uma grande estrutura montada perto do MAC [Museu de Arte Contemporânea] já separada em uma parceria da prefeitura do Rio com a prefeitura de Niterói.”

 

Segundo Mello, a área em Niterói será preparada para atender aos turistas. “Vai ter uma infraestrutura agregada com food trucks e com lugar para banheiros. Niterói é o local adequando para isso. A Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal já estão cientes e encaminhando para lá qualquer tipo de motorhome que chegar à cidade”, acrescentou.

No entanto, segundo o secretário, a área dosmotorhomes não será destinada a quem quiser apenas acampar, atividade que também tem regiões definidas. “A cidade tem áreas de camping. Ninguém vai poder, por exemplo, acampar na Praia de Copacabana, ou na Praia de Botafogo ou do Flamengo, achar que vai chegar aqui e montar a sua barraquinha. Isso não é assim, não funciona assim em nenhum lugar do mundo. A cidade já tem áreas previstas para camping no Recreio dos Bandeirantes [zona oeste]. Todas as pessoas que querem acampar no Rio de Janeiro devem procurar os campings da cidade”, orientou.

A prefeitura carioca prevê a chegada de 1 milhão de turistas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, principalmente a partir do dia 25 de julho. Desse total, a expectativa é que cerca de 400 mil a 500 mil sejam estrangeiros. “Não é nenhuma novidade receber essa quantidade de público, porque a gente recebe isso no carnaval e muito próximo a isso no reveillon”, comparou o secretário. Segundo ele, mais importante que a quantidade de visitantes é a visibilidade que o megavento dará ao Rio.

Foto: Fernando Frazão

Reportagem: Cristina Indio do Brasil

Edição: Luana Lourenço

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top