Cidades

CIDADE: Proposta de reajuste dos servidores de Niterói chega à Câmara

CIDADE: Proposta de reajuste dos servidores de Niterói chega à Câmara

CIDADE – A Prefeitura de Niterói envia hoje para a Câmara de Vereadores sua proposta de reajuste dos servidores. O percentual proposto será de 4,5%. O valor nela contido é o máximo permitido por lei.

“O reajuste concedido é o máximo autorizado para um ano eleitoral. Isso demonstra mais um passo na política de valorização do servidor, que vem sendo priorizado pelo planejamento fiscal desta gestão, com o adiantamento do 13º salário e também com o cumprimento rigoroso do calendário de pagamentos”, explica a secretária de Planejamento, Giovanna Victer.

O secretário da Fazenda, César Barbiero, ressaltou que a proposta foi elaborada sem esquecer nunca que a folha de pagamento não é uma despesa eventual, que qualquer aumento concedido neste momento terá reflexos para as despesas de médio e longo prazo, tanto no pagamento de ativos como também para o pagamento de inativos e pensionistas.

“É hora, portanto, de planejar o futuro com os ‘pés no chão’, progredindo de maneira responsável, para que não venhamos enfrentar um crise futura de falta de recursos para o pagamento de salários, como observamos, infelizmente, no Estado do Rio de Janeiro”, enfatiza o secretário de Fazenda, Cesar Barbiero.

Segundo Barbiero, a posição confortável que Niterói vivencia é o resultado de uma projeção de fluxo de caixa realizada desde 2013, que permitiu enfrentar a crise, pagando rigorosamente em dia os vencimentos dos servidores públicos, inclusive os adiantamentos de 13º e férias. Ainda de acordo com o secretário de Fazenda, esse patamar de excelência alcançado é o mesmo que se pretende projetar para o futuro próximo, proporcionando a tranquilidade para que cada servidor também possa planejar suas despesas, sem qualquer preocupação quanto ao cronograma de vencimentos.

“A Prefeitura de Niterói, apesar de todas as dificuldades pelas quais vêm passando os entes públicos por conta da crise econômica, atenta à obrigação constitucional de revisão anual da remuneração dos servidores públicos prevista no artigo 37, inciso X da Constituição, está encaminhando à Câmara projeto de lei no percentual máximo permitido pela legislação eleitoral de forma a valorizar e reconhecer o trabalho dos servidores de Niterói”, conclui o procurador-geral do Município, Carlos Raposo.