Educação

EDUCAÇÃO: Construção de UMEI na Coronel Leôncio vai começar

EDUCAÇÃO – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta sexta-feira (01-07) a ordem de início das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Coronel Leôncio, no bairro da Engenhoca, Zona Norte da cidade. A creche vai atender 160 alunos de 3 a 5 anos. Contará com oito salas de aula, sala de recursos, sala de multiúso, quadra esportiva coberta, vestiários, acessibilidade, sistema de reúso de água e energia solar, e funcionará em tempo integral.

Pronta, esta será a 21° UMEI construída pela atual gestão. A unidade faz parte do Programa Mais Infância, lançado em 2013, que tem como objetivo aumentar o número de vagas e requalificar o ensino infantil na rede municipal de ensino. O Mais Infância conta com o apoio do governo federal por meio do programa Brasil Carinhoso, voltado para a construção de novas unidades, reforma e ampliação das unidades existentes e incorporação de creches comunitárias à rede. Niterói já alcançou a marca de 2.900 novas vagas na Educação Infantil em horário integral.

 

O bairro da Engenhoca também está sendo beneficiado com a construção de uma nova Plataforma Urbana Digital da Educação. Será a segunda a ser inaugurada pelo atual governo – a primeira plataforma está instalada desde março no Telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à Internet) que funciona no MACquinho –, e contará com estúdio de áudio (gravação, edição de áudio, com vista à criação futura de uma rádio comunitária), cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos de língua estrangeira na modalidade a distância, cursos de fotografias, entre outras atividades.

“Estamos olhando a Zona Norte como um todo. Nunca os moradores imaginariam ter hospitais como o Getulinho ou um parque público como o atual Horto. Na educação, não fazemos por menos. É importante para nossas crianças ter cinco refeições por dia e estar em horário integral na escola. Uma creche deste porte prepara a criança, que acabará fazendo um bom ensino fundamental, pois já cresce com uma educação de qualidade. Isso irá nortear o seu futuro e poderá lhe dar mais oportunidades. A creche também é importante para as mães e pais trabalhadores. Família e escola são a base de nossas crianças”, lembrou o prefeito.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou que o prefeito Rodrigo Neves já pode ser considerado o prefeito da ousadia: “Ele vai em frente e não se deixa intimidar. Tem visão do que é necessário e por isso nunca se viu tanto investimento e apoio na educação quanto em sua gestão”, disse.

O secretário de Obras, Vicente Temperini, agradeceu o prefeito pela autorização da construção da UMEI no local também por um motivo especial: morou no bairro até  a adolescência. “Era isso que os moradores queriam, por ter sido criado na região, sei o quanto é difícil não receber apoio do poder público. Só tenho a agradecer pelo prefeito ter olhado para esta comunidade”, disse o secretário.

Presidente da associação de moradores da Coronel Leôncio, Paulo Afonso Oliveira, ficou emocionado ao agradecer ao prefeito, dizendo que nunca nenhum governante fez pelo local o que Rodrigo Neves está fazendo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top