Cultura

CULTURA: “LISÍSTRATA, A GREVE DO SEXO”, de Aristófanes, hoje no Solar do Jambeiro

CULTURA – Na quinta-feira, dia 30 de junho de 2016, às 20h, o Solar do Jambeito apresenta a leitura dramatizada de “Lisístrata, a Greve do Sexo”, , de Aristófanes, no IV Ciclo de Leitura Dramatiza da Atacen.

Com direção de Erick Debossan, a leitura relata a difícil realidade enfrentada pelas mulheres gregas, que em meio a uma guerra que se prolonga, ceifando a vida dos homens e filhos de Atenas e esvaziando os cofres públicos, lideradas por Lisístrata, decidem fazer o que está ao seu alcance para mudar a difícil realidade: negar os deveres matrimoniais aos seus maridos, até que estes assinem um acordo de paz. De quebra, elas se apoderam do erário público – recurso fundamental para financiar as incursões guerreiras. A entrada é franca.

Vindo de uma época em que as mulheres não subiam ao palco, assim como não eram autorizadas entre o público do teatro, Lisístrata é um retrato de seu tempo e da civilização ocidental. Apesar da temática séria, se mostra um retrato bem-humorado, ao narrar situações absurdas e carnavalizadas. Nas entrelinhas desta obra-prima do pai da comédia, o que pode se observar é a discussão de temas sérios e atuais, como o amor à pátria, o preço da guerra e a democracia.

O projeto Ciclo de Leitura Dramatizada da Atacen proporciona à cidade de Niterói e arredores o contato e acesso a textos importantes de grandes autores do teatro brasileiro e mundial. As leituras são produzidas e encenadas pelos melhores profissionais atuantes na cidade.

Serviço

“Lisístrata, a Greve do Sexo”, de Aristófanes
IV Ciclo de Leitura Dramatizada da ATACEN
Data: Quinta-feira, 30 de junho de 2016
Horário: 20h
Entrada gratuita
Duração: 60min
Classificação etária: 14 anos
Capacidade de público: 60 pessoas

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top