Cidade

CIDADE: Obras da garagem subterrânea de Charitas avançam em ritmo acelerado

CIDADE – Até o fim desta semana, as 690 estacas de sustentação da garagem subterrânea de Charitas estarão fincadas e, assim, o empreendimento entrará na fase de escavação. A boa nova foi anunciada na manhã desta segunda-feira (27-06) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante visita ao movimentado canteiro de obras do futuro estacionamento. O chefe do Executivo destacou que o local  ficará pronto paralelamente ao processo de revitalização do entorno da Estação de Charitas e para atender também à demanda de veículos do túnel da TransOceânica. Por sinal, na próxima sexta-feira (1º/07), será concluída a perfuração total de uma das duas galerias do túnel.

A construção da garagem está sendo executada por meio de parceria público-privada com a Niterói Rotativo, num investimento total de R$ 16 milhões sem custo para a prefeitura. Segundo o prefeito, a conclusão da garagem subterrânea é importante para o sucesso do plano de mobilidade urbana ligado à TransOceânica, já que. diante da Estação de Charitas, só será permitido o estacionamento de táxis autorizados e de bicicletas.

 

“A obra da garagem subterrânea estará integrada à conclusão dos túneis Luiz Antônio Pimentel e João Sampaio. É uma obra feita totalmente com investimento privado, sem ônus para os cofres públicos. Só atrasou por seis meses porque dois moradores questionaram judicialmente o projeto. Agora ficou comprovado, tanto na Justiça Federal como na Estadual, que não existe qualquer impedimento para a conclusão da obra, que está sendo feita dentro de todos os protocolos de engenharia moderna”, explicou Rodrigo Neves.

Ao visitar a obra, o prefeito observou a colocação das estacas feitas por um equipamento de alta tecnologia, um martelo vibroprensatório que coloca as estacas a até 9 metros de profundidade, numa média de 60 estacas por dia.

“A obra irá otimizar muito a questão do espaço para estacionamento em torno da estação de catamarãs e no bairro de Charitas, que, além de estar crescendo e precisando desse tipo de estrutura, vai atender às necessidades do polo gastronômico local e dará mais conforto aos moradores da região”, disse Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.

Segundo Fernanda Kryktine, representante da empresa Niterói Rotativo, responsável pela obra, a pedido da prefeitura, a emprenteira fez uma reengenharia para aperfeiçoar os trabalhos.

“Estamos seguindo fielmente todos os padrões técnicos e de segurança. Vamos atender ao pleito do prefeito para que as obras (do túnel e da garagem) fiquem em sincronia e possam atender à população”, explicou Fernanda Kryktine.

A visita foi acompanhada ainda pela secretária de Urbanismo, Verena Andreatta, pelos secretários de Obras, Vicente Temperine, e de Meio Ambiente, Eurico Toledo, além do presidente da NitTRans, Paulo Afonso, e de engenheiros responsáveis pela obra.

Fotos : Luciana Carneiro

IMG_8160

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top