Cidades

CIDADE: Túnel da TransOceânica, detonação em Charitas ocorreu a céu aberto hoje

CIDADE: Túnel da TransOceânica, detonação em Charitas ocorreu a céu aberto hoje

BEA_1328CIDADE – Na tarde de hoje (25/05), foram detonados mais 140kg de explosivos, do lado Charitas do túnel de ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica de Niterói. Toda a operação foi acompanhada por equipes da prefeitura, sob a supervisão do secretário de Obras, Vicente Temperini e o subsecretário da Defesa Civil, major Walace Medeiros. 

Desde 7 de julho do ano passado, quando teve início a perfuração no Cafubá – a escavação em Charitas começou em 19 de novembro –  até agora, foram usados 550 mil quilos de explosivos e retirados 352.280 metros cúbicos de rocha e terra (cerca de 21 mil caminhões). Esta semana, o túnel atingiu a marca de  2 mil metros escavados (somando as duas galerias).  Com isso, mantém-se a previsão de que o trabalho de perfuração esteja concluído até fim de junho e que, em dezembro, carros já possam atravessar o Charitas-Cafubá de ponta a ponta.  
 
Atualmente, as detonações ocorrem diariamente, duas vezes ao dia do lado de Charitas, três vezes do lado do Cafubá, sem necessidade de desocupação dos imóveis. A Prefeitura informou que em caso de detonações a céu aberto, elas serão avisadas previamente aos moradores.   
Fotos: Bruno Eduardo Alves