SAÚDE: Maternidade Municipal Alzira Reis comemora 12 anos e mais de 50 mil atendimentos

Aniversário Maternidade Alzira Reis 059SAÚDE – A Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR) festejou na tarde desta terça-feira mais um aniversário de inauguração, com marcas significativas ao longo desses 12 anos de existência. Até março deste ano foram 51. 683 atendimentos, 17. 948 internações e mais de 18 mil partos. Destes 88% eram gestantes de Niterói. A  unidade registrou taxa de infecção hospitalar  de 0,25% durante todos esses anos.

Segundo Adriana Cersósimo diretora da unidade, a maternidade destaca-se por ter sido a primeira do município a ter conselho gestor e cartório instalado em suas dependências. Desde a instalação, em 2009, já foram expedidos 4.422 registros de nascimento. Esses quesitos propiciaram à MMAR participar da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, que determina às unidades participantes: ter gestão colegiada, grupo de gestantes, centro de estudos e políticas públicas que estimulem o parto normal.

“Nosso índice de partos cesáreos chega a 24%, quando o restante do Estado soma 28%. A meta do MS para os municípios é de 15%. Estamos trabalhando para atingir este percentual nos próximos dois anos”, enfatizou a diretora.

As Faculdades de Medicina das Universidades Estácio de Sá e Federal Fluminense (UFF) mantêm estudantes de medicina em estágio rotatório e residência médica. Os alunos contam com orientação de médicos obstetras, pediatras, enfermeiros e apoio de “doulas” (voluntárias que auxiliam as gestantes antes e depois do parto).

Pesquisa de satisfação do usuário realizada nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, com 32 mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas), apontou que 97% delas consideraram o atendimento na unidade entre bom e ótimo. No aniversário da MMAR, as mães é que ganharam presente. Foi o que aconteceu com Janaína Gomes de Araújo, 25 anos, mãe de Letícia Vitória, de apenas um dia de vida. As duas foram presenteadas com um enxoval de bebê completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *