Cidade

CIDADE: Projeto leva ciclistas a Museus de Niterói

CIDADE – A segunda edição do Niterói Bike Tur reuniu mais de 30 ciclistas em um passeio de nove quilômetros gratuito pelo Centro e Zona Sul da cidade neste domingo (15). O projeto, que é fruto de uma parceria da Niterói – Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), do programa Niterói de Bicicleta e da Universidade Federal Fluminense (UFF), conta com o apoio da Guarda Municipal, Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) e loja Amazonas Bike.

Os ciclistas percorreram o roteiro dos Museus acompanhados pela equipe do Niterói de Bicicleta, que deu orientações sobre como trafegar nas ruas, dois guardas municipais que fizeram a segurança, e três agentes da NitTrans (sendo dois em motos e um em bicicleta) que organizaram o tráfego para o grupo passar. Todo o percurso foi guiado pelo historiador e guia da Neltur Renato Lima.

“É uma iniciativa que está dando certo. As inscrições estão se esgotando rapidamente, o que mostra o interesse das pessoas em conhecer um pouco mais sobre a cidade e seu patrimônio histórico usando um meio de locomoção sustentável. Queremos estabelecer parcerias com empresas para expandir o projeto”, conta a coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, destacando que quem não pedala pode usufruir do passeio no triciclo movido a energia solar da Trio Caminhos Sustentáveis.

O grupo se reuniu às 8h no Caminho Niemeyer, de onde seguiram para a Praça Arariboia, passaram pelo Espaço Cultura dos Correios, Praça JK, Centro Petrobras de Cinema, Praça Leoni Ramos (Cantareira), Ilha da Boa Viagem e Museu de Arte Contemporânea (MAC).

A parada seguinte foi no Museu do Ingá, onde eles participaram de uma visita pelas instalações.  No local, o educador Rômulo Morgado guiou o grupo pelas exposições Verso e Reverso de uma coleção, que mostra os móveis antigos do Palácio do Ingá; Paisagens Culturais – Intervenções no Estado do Rio de Janeiro, com pinturas antigas de paisagens de Niterói e do Estado; e Le BARBA, à Gauche, que mostra o trabalho do artista niteroiense Luiz Carlos de Carvalho. Os participantes também conheceram a galeria dos governadores.

O percurso continuou pelo Museu Antonio Parreiras, Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa.

O funcionário público Rodrigo Couto, de 35 anos, é morador do Fonseca, na Zona Norte, e convidou dois amigos para participarem da excursão.

“É a primeira vez que participo de um passeio como esse. Moro na Tijuca, no Rio, frequento Niterói, mas dessa maneira foi diferente. Esse projeto une a paixão por pedalar com a cultura da cidade. É inovador˜, elogia um dos amigos, Vitor Abreu, de 43 anos.

Projeto

O Niterói Bike Tur acontece todo terceiro domingo do mês e tem duração aproximada de 2h30. Além do roteiro dos Museus, também serão realizados passeios em outros três circuitos: Orla, Caminho Niemeyer e Centro Histórico.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Neltur (www.niteroiturismo.com.br). As vagas são limitadas para até 30 pessoas. Os ciclistas devem usar roupas leves e levar água e protetor solar.

DSC_0216

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top