Notícias

Defesa Civil de Niterói realiza reunião emergencial

Defesa Civil de Niterói realiza reunião emergencial

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião emergencial virtual com as principais lideranças comunitárias da cidade. Na pauta, iniciativas para a prevenção a desastres e resposta ao período de chuvas.

De acordo com o órgão, este verão tem sido um período de chuvas atípicas por conta das condições meteorológicas que vem afetando gravemente algumas localidades, como Bahia, Minas Gerais e mais recentemente, o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil de Niterói desenvolveu um protocolo voltado às associações de moradores no processo de prevenção e preparação para eventuais emergências relacionadas às chuvas.

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou o papel fundamental das lideranças comunitárias, funcionando como elo entre as ações do poder público e a comunidade. “As lideranças e a comunidade são quem tem a capacidade de dar o primeiro atendimento, além de ser um grupo qualificado por conhecerem como ninguém as características dos locais onde residem”, defendeu.

Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil, em reunião com lideranças comunitárias

Através dos canais de comunicação e principalmente de um grupo de trabalho, o fluxo de informação será otimizado e as respostas da Defesa Civil serão mais precisas. O uso das lideranças comunitárias no processo de fusão de informações preventivas e emergenciais é uma ferramenta importante para a gestão de riscos e desastres.

O secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico, pontua que a prevenção em todas as áreas é fundamental. “Niterói tem um dos sistemas de Defesa Civil mais estruturados do Brasil. A organização e capacidade de atender nossa população e apoiar os que mais precisam é um dos nossos grandes diferenciais”, comentou.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói, Manoel Amâncio, também participou da reunião. “Esse fluxo de comunicação com a Defesa Civil contribui e muito para construção da nossa cidade. A associação está à disposição para somar com o município”, disse.

Sistema da Defesa Civil

A Secretaria de Defesa Civil tem 128 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a secretaria conta com pouco mais de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói envia informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.