País

Especialistas em encostas de Niterói estão na Bahia para ajudar na tragédia das chuvas

Uma equipe de técnicos especializados da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói embarcou para a cidade de Ilhéus, na Bahia, com o objetivo de apoiar as equipes de emergência que estão atuando no sul do estado por conta das fortes chuvas que afetaram a região. O prefeito de Niterói, Axel Grael, entrou em contato com o Governo da Bahia para oferecer o apoio, que foi aceito de imediato. Composta por Engenheiros Civis, Geólogos e Geógrafos, a equipe de 5 especialistas, chefiada pelo Tenente Coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil de Niterói, é habilitada em análise de encostas e anomalias estruturais em edificações.

“O objetivo do nosso trabalho é apoiar as equipes do estado da Bahia na avaliação de encostas onde já ocorreram deslizamentos e também nas que estiverem sob risco, além de identificar, dentre os imóveis que foram afetados e evacuados pelas famílias, quais encontram-se seguros para que possibilitem o retorno seguro das pessoas que encontram-se em abrigos”.

A equipe foi recebida pelo superintendente da Defesa Civil do Governo do Estado, cel. Miguel Filho, que explicou que a primeira fase do trabalho foi bastante agitada, pois envolveu socorro e contou com muitos bombeiros. “Agora, nessa fase, a Defesa Civil faz um trabalho junto com a população, avaliando as áreas atingidas, fazendo as vistorias. Para isso, hoje estamos recebendo esse reforço de Niterói, no Rio de Janeiro, que veio ajudar a cumprir essa missão. É um trabalho árduo, detalhista, para avaliar cada residência e definir se o imóvel pode ou não ser habitado”, disse o coronel.

A equipe de especialistas de Niterói fará uso das ferramentas de geoprocessamento, como o Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), já utilizadas pela Secretaria, drones para captura de imagens aéreas, além da metodologia de avaliação de riscos a partir das análises de campo para a produção de relatórios técnicos e mapeamentos que subsidiarão os órgãos locais de Proteção e Defesa Civil.

A equipe da Defesa Civil de Niterói atuará a partir da base de operações estabelecida no município de Ilhéus e permanecerá na localidade por um período inicial de 15 dias. Foi enviado um efetivo de especialistas capaz de apoiar os trabalhos no estado da Bahia sem comprometer a capacidade de atuação da Secretaria em Niterói.

To Top