Esportes

História do esporte começa a ser contada em Niterói

História do esporte começa a ser contada em Niterói

Foi dada a largada. Começando por Niterói o eMuseu do Esporte lançou nesta segunda-feira (20), a carreta itinerante que irá percorrer nove cidades do Estado do Rio. O museu que é uma plataforma com galerias virtuais e interativas contando a história do esporte, ficará estacionada na Concha Acústica até quarta-feira (22), podendo ser visitado diariamente das 10h às 17h. De Niterói, a carreta seguirá para Angra dos Reis, Costa Verde e, em março, encerra essa sua primeira viagem pelo estado no Rio. Antes disso, passa pelos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Búzios, Resende, Teresópolis e São Pedro d’Aldeia.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da abertura da visitação ao eMuseu do Esporte. O prefeito afirmou que é um privilégio para a cidade ter sido escolhida para estrear o projeto, “É um prazer para Niterói receber o museu. Essa é uma exposição que agrega tecnologia, com grandes oportunidades, para que jovens conheçam nomes do esporte e possam ter mais informações sobre como praticar várias modalidades,” disse Axel Grael.

O eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) conta com 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições, totalizando 24 ambientes diferentes, em uma plataforma 3D. O projeto tem como parceiros a Enel (patrocinadora master do projeto), Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa);  Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

“O Brasil tem uma história muito forte com o esporte. Crescemos a cada dia mais em diversas modalidades. A carreta do eMuseu une um pouco do mundo virtual com o real. Com isso, gerações antigas, jovens e crianças poderão conhecer ou relembrar fatos importantes do esporte que não devem ser esquecidos. É também um incentivo à prática de atividades esportivas e, começar por Niterói foi uma excelente ideia, porque essa é uma cidade com forte conexão com o esporte” explicou Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte, uma realização da startup Gama Assessoria em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Na parte interna da carreta, o visitante tem a chance de interagir com um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos; sentir-se parte de diferentes modalidades esportivas através de vídeos imersivos e simuladores de skate, bicicleta e surfe; entre outras atrações. Do lado externo, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas e oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei.

Um dos primeiros a testar os simuladores foi o surfista veterano niteroiense Ricardo Tatuí,  que acabou experimentando várias modalidades. “Quando as pessoas se deparam com um trabalho desses ficam empolgadas e,  além de participarem, ajudam a manter a memória do esporte” disse o ex-atleta.

Ricardo Tatuí

Além disso, o projeto inclui cartilhas e criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

“Nada mais justo do que Niterói, ex-capital fluminense que reúne grandes nomes de diversas modalidades, dar o pontapé inicial da carreata do eMuseu. Somos um celeiro de craques” comemorou Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.

A carreta, que tem 13,50 metros de comprimento, ficará por cerca de uma semana em cada cidade até o fim do projeto, que será todo documentado em vídeo.

Armando Barcellos ex-campeão de triatlon e um dos atletas mais premiados do estado também elogiou a iniciativa. “O esporte precisa de atitudes como essa, pois dão visibilidades às diversas modalidades e, com isso, os jovens são estimulados a praticar os mais variados esportes. Isso é muito importante para a formação de futuros atletas”, observou Barcellos .

O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte do Governo Estadual e com o apoio da Prefeitura de Niterói através da secretaria de Esporte Lazer (Smel).

Confira as cidades que vão receber a carreta itinerante e as datas:

Angra dos Reis – 04/01 a 8/01
Bom Jesus – 11/01 a 17/01
Macaé – 20/01 a 27/02
Búzios – 31/01 a 07/02
Resende – 10/02 a 17/02
Teresópolis – 6/03 a 14/03
São Pedro – 17/03 a 23/03
Rio de Janeiro – 25/03 a 29/03