Esportes

Museu levará história do esporte a vários municípios do RJ começando por Niterói

Museu levará história do esporte a vários municípios do RJ começando por Niterói

Projeto propõe experiências imersivas em diversas modalidades esportivas incluindo um holograma de Magic Paula

Aliar memória e mundo virtual só pode resultar num match point. E é essa a experiência que estará disponível para amantes dos esportes em 9 municípios fluminenses pelos quais passará a carreta do eMuseu do Esporte. O pontapé do projeto será no próximo dia 20, em Niterói.

“Para Niterói, que tem uma característica de cidade esportiva e está sempre sediando eventos nacionais e internacionais em várias modalidades, é uma grande honra a carreta começar sua “excursão” pela cidade. Niterói tem destaques na história dos esportes como Aída dos Santos, única mulher da delegação brasileira a disputar os Jogos Olímpicos de 64, em Tóquio. Ela é um expoente para o país emotivo de muito orgulho para os niteroienses. Depois, muitos outros atletas vieram, consagrando a cidade como um berço do esporte. Por isso, sempre apoiamos e apoiaremos iniciativas como essa”, afirma Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói .

Quem visitar a carreta com 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições, em 24 ambientes diferentes numa plataforma 3D, viverá experiências imersivas e terá acesso a fatos e imagens que reúnem a memória do esporte brasileiro.

No interior da carreta, o visitante terá a chance de interagir com um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos ostempos; além de “praticar” diferentes modalidades esportivas através de vídeos imersivos e simuladores de skate, bicicleta e surfe; entre outras atrações.

Do lado de fora, o público terá contato com práticas esportivas amadoras, podendo, ainda, participar de clínicas com atletas e ex-atletas e de oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei.

O roadshow da carreta do eMuseu passará por nove cidades do Estado do Rio entre dezembro e março de 2022. Em Niterói, a viagem esportiva começa dia 20, às 10h, na Concha Acústica, no Centro da cidade e segue até dia 22. Depois, o eEsporte fará o seguinte roteiro:

Angra dos Reis – 07/01 a 17/01

Bom Jesus – 20/01 a 27/01

Macaé – 30/01 a 06/02

Búzios – 10/02 a 18/02

Resende – 22/02 a 02/03

Teresópolis – 06/03 a 14/03

São Pedro – 18/03 a 27/03