Esportes

Niterói será o primeiro município a receber o eMuseu do Esporte

Niterói será o primeiro município a receber o eMuseu do Esporte

Projeto, que terá início dia 20, em Niterói, levará ao público experiências imersivas e muito conhecimento sobre a memória do esporte brasileiro

Plataforma para criação de exposições e galerias virtuais, o eMuseu (Vídeo abaixo) do Esporte fará um roadshow por nove cidades do Estado do Rio de Janeiro entre os meses de dezembro e março de 2022. Uma carreta itinerante foi projetada para levar ao público a oportunidade de se divertir com experiências imersivas e conhecer um pouco mais sobre a memória do esporte brasileiro. No dia 20, a partir das 10h, Niterói será o primeiro município a receber a carreta, que ficará estacionada na Concha Acústica, na área central da cidade. Confira as demais datas e cidades abaixo.


Atualmente, o eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) conta com 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições, totalizando 24 ambientes diferentes, em uma plataforma 3D: Enel (patrocinadora master do projeto), Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

“Com a carreta itinerante, trazemos ao mundo real o que hoje só existe virtualmente. Queremos que crianças, jovens, adultos e idosos conheçam um pouco mais do nosso trabalho, que foi pensado para preservar a memória do esporte no Brasil e deixar um legado para as futuras gerações”, explica Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte, uma realização da startup Gama Assessoria em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Na parte interna da carreta, o visitante terá a chance de interagir com um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos; sentir-se parte de diferentes modalidades esportivas através de vídeos imersivos e simuladores de skate, bicicleta e surfe; entre outras atrações. Do lado externo, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas e oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei.

“Nas cartilhas, ensinamos como utilizar material reciclado para criar material esportivo de diferentes esportes. Vamos aproveitar a presença da carreta nas cidades para falar sobre sustentabilidade, educação e inclusão, além de dar visibilidade aos nossos parceiros. Esses são alguns dos pilares do nosso projeto’, completa Bianca.

A carreta, que tem 13,50 metros de comprimento, ficará por cerca de uma semana em cada cidade que visitará até o fim do projeto, que será todo documentado em vídeo.

“Para Niterói, que tem uma característica de cidade esportiva e está sempre sediando eventos nacionais e internacionais em várias modalidades, é uma grande honra a carreta começar sua “excursão” pela cidade. Niterói tem destaques na história dos esportes como Aída dos Santos, única mulher da delegação brasileira  a disputar os Jogos Olímpicos de 64, em Tóquio. Ela é um expoente para o país e motivo de muito orgulho para os niteroenses. Depois, muitos outros atletas vieram, consagrando a cidade como um berço do esporte. Por isso, sempre apoiamos e apoiaremos iniciativas como essa”, afirma Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói .

A iniciativa do eMuseu tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. O patrocínio do projeto é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte do Governo Estadual.

Confira as cidades que vão receber a carreta itinerante e as datas:

Niterói – 20/12 a 22/12

Angra dos Reis – 07/01 a 17/01

Bom Jesus – 20/01 a 27/01

Macaé – 30/01 a 06/02

Búzios – 10/02 a 18/02

Resende – 22/02 a 02/03

Teresópolis – 06/03 a 14/03

São Pedro – 18/03 a 27/03