Educação

Prefeitura de Niterói forma primeira turma do projeto Escola no Clima

Prefeitura de Niterói forma primeira turma do projeto Escola no Clima

Cursos ocorrem no contraturno escolar, em aulas teóricas e práticas, ampliando a percepção ambiental dos estudantes

Foi encerrado, nesta terça-feira (07), o projeto piloto da Escola no Clima, iniciativa da Prefeitura de Niterói que oferece minicursos de Educação Climática aos alunos da Rede Municipal. A primeira turma formada foi na Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no Caramujo, com os alunos do 9º ano. Esta é uma parceria entre as secretarias de Educação e Clima por meio do Programa Cidade Educadora.

Os cursos ocorrem no contraturno escolar, em aulas teóricas e práticas, potencializando a educação integral e ampliando a percepção ambiental dos alunos. São debatidos os conceitos de clima e tempo, efeito estufa, mudanças climáticas e inventário de gases, de forma lúdica e participativa. A partir disso, os estudantes elaboram planos de ação e possíveis soluções para essas questões na escola.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressaltou que Niterói é um município conhecido por ser exemplo de compromisso com as questões ambientais e lembrou que, em breve, a cidade terá a primeira escola municipal Carbono Zero, a E. M. Marcos Waldemar, também em parceria com a Secretaria do Clima. “Precisamos, cada vez mais, buscar uma integração maior entre as políticas educacionais e a agenda de construção de uma cidade mais sustentável e resiliente. O Escola no Clima vem para complementar e ampliar os projetos realizados pelas próprias unidades em relação ao meio ambiente. Niterói está fazendo sua parte, dando sua contribuição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável”, afirmou.

O secretário do Clima, Luciano Paez, reforçou que o projeto tem como objetivo criar espaços de reflexão sobre a importância do combate às mudanças climáticas, construindo capacidades, atitudes sociais e individuais para fomentar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. “Os alunos aprenderam de forma lúdica e recreativa as atividades que emitem os gases, como mobilidade e energia, e a partir disso, produziram um plano de adaptação da escola. É um projeto para pensar no futuro, para as crianças participarem de um momento enriquecedor, de aprendizagem, de carinho, de atenção. E vem muito mais por aí”, adiantou.

Juliana Martins, coordenadora do Programa Cidade Educadora e da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde, vinculada à Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, afirma que é de fundamental importância que nossos alunos compreendam as mudanças no clima e possam agir na busca por transformações significativas em seu cotidiano, evitando problemas de ordens diversas. “A educação é um fator determinante e cada vez mais urgente no combate aos impactos advindos das mudanças climáticas. Os conhecimentos relacionados aos fenômenos envolvidos ajudam a ampliar a compreensão, entender e tratar as consequências do aquecimento do planeta, entre outros, motivando-lhes a transformação de suas condutas, colaborando assim na adaptação àquilo que já é uma emergência em termos mundiais”, salientou.

A diretora adjunta Kelly Gissane Perrout Rosa enfatizou que a comunidade escolar ficou muito feliz em receber o projeto piloto do Escola no Clima, uma vez que a unidade já trabalha os efeitos das mudanças climáticas com os alunos. “Trabalhamos esse tema na escola e acreditamos na transformação no dia a dia do aluno, em projetos que trazem mudanças para nossas crianças e adolescentes e para a sociedade”, completou.

O curso foi ministrado por integrantes do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas que foram capacitados e orientados pelos profissionais do Clima e de Educação. Lucas Iori, representante do fórum, ressaltou a importância da primeira escola ser no bairro do Caramujo, uma região que já sofreu com as mudanças climáticas e as ações da chuva. “Não tem como falar em mudança climática sem falar em justiça social. Me enche de satisfação ser niteroiense e ver como a cidade está na vanguarda da mudança climática, e não fica apenas no debate. A iniciativa já é responsável por colocar esses jovens na linha de frente da mudança e a capacitação para o fórum foi muito importante”, finalizou.