Esportes

Prefeito de Niterói recebeu três jovens campeões mundiais de Jiu-Jitsu

O prefeito Axel Grael recebeu na tarde de ontem, três jovens atletas de Jiu-Jitsu de Niterói que subiram ao pódio após conquistarem medalhas, duas de ouro e uma de bronze, no Campeonato Mundial, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, no início de novembro. João Cleber Borges, 13 anos, e Enzo Simões, 11 anos, foram campeões e Rhuan Simões, 17 anos, se destacou ao conquistar o terceiro lugar. Os atletas viajaram na condição de “Embaixadores Jovens do Turismo de Niterói,” com apoio da Prefeitura do município, através da Neltur e da Secretaria Municipal de Educação.

Grael disse estar muito orgulho dos atletas e que, cada vez mais, trabalha para apoiar novos talentos no município. “Temos uma tradição e vocação muito grande nos esportes e estamos investindo para ampliar a infraestrutura esportiva da cidade. No Caramujo, nosso Parque Esportivo já atende mais de duas mil crianças e jovens em diversas modalidades. O esporte é uma forma de ajudar e estimular novas conquistas”, afirmou o prefeito.

Os atletas são oriundos de escolas municipais. Enzo é aluno da Escola municipal Sítio do Ipê, e João Cleber, da Escola Municipal Altivo Cesar. Já Rhuan, que hoje cursa o Ensino Médio, estudou na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, no bairro do Fonseca.

“A prefeitura faz um trabalho conjunto. Une as instituições e órgãos públicos em busca de apoiar esses jovens. Abrimos o Horto do Barreto para as instituições terem espaço para treinar. Atualmente já são 300 crianças atendidas por voluntários com apoio da prefeitura. Essas crianças que hoje receberam medalhas, estão abrindo caminho para outras”, celebrou Paulo Bagueira, vice-prefeito de Niterói.

Apesar da pouca idade, os jovens já são veteranos em competições nacionais e internacionais. “A educação está de portas abertas para incentivar todas as modalidades esportivas. É uma rede de apoio de extrema importância para o desenvolvimento e futuro desses jovens” reforçou Vinícius Vu, Secretário de Educação

Durante a viagem, os atletas entregaram a cada delegação presente no mundial, um Kit promocional das belezas e dos equipamentos turísticos da cidade. Os atletas fazem parte do Instituto Árvore de Bons Frutos e Nação Kids Jiu-jitsu, que trabalham com o apoio de jovens esportistas.

O treinador da equipe niteroiense, João Cleber Borges, voluntário do Instituto Árvore de Bons Frutos, disse que, em sua opinião, os atletas já estão entre os melhores do Brasil e podem formar a quarta melhor equipe do mundo na modalidade. “Só temos que agradecer por toda essa rede de apoio dada pela Prefeitura e pelo Prefeito Axel Grael. Participamos de um dos maiores campeonatos do mundo e com enorme esperança. Esse trabalho é muito importante”, destacou João.

To Top