Notícias

Guarda Ambiental de Niterói encontra cinco gaiolas com pássaros das espécies Tiziu e Curió

Guarda Ambiental de Niterói encontra cinco gaiolas com pássaros das espécies Tiziu e Curió

Cinco gaiolas com pássaros entre eles das espécie Tiziu e Curió foram apreendidas no final da tarde desta quarta-feira (03) por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, em uma calçada da Ilha da Conceição, Zona Norte da Cidade. Os agentes chegaram ao local através de uma denúncia feita ao número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (CISP).

As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Rio de Janeiro. Os animais possuíam anilhamentos nos pés (um anel que é utilizado tanto para estudar o comportamento das aves como controle de criadores de espécies exóticas ou silvestres, além de ser utilizado também para marcação de autorização para criação).

“Quando recebemos a denúncia, os agentes chegaram ao local e encontraram os animais nas gaiolas e sem ninguém por perto. Como prevê a lei, encaminhamos para órgão que cuida de espécies deste tipo. Eles tem anilhamento nós pés, mas como não tinha ninguém por perto não sabemos se estão legalizados. O próprio Cetas vai se encarregar de verificar se eles tem algum tutor responsável por eles e autorização do Ibama para a criação. As aves só serão entregues se for o caso mediante documentação. Animal silvestre só pode ser tutelado por alguém com autorização especial” explicou Jociley Pereira Neves, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

A lei 9605/98 art 29 estabelece que matar perseguir, caçar apanhar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime. Os responsáveis caso comprovado, podem pagar multa de acordo com a infração ou detenção de seis meses.