Cidades

Experiência de Niterói no planejamento da Agenda 2030 foi apresentada no Programa Líderes

Arquivo
Arquivo

Prefeito Axel Grael apresentou ações de sustentabilidade da cidade

A experiência da Prefeitura de Niterói no planejamento da Agenda 2030 foi apresentada, na manhã deste sábado (22), no Programa Líderes, da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade 2021. O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou virtualmente. “Niterói tem trabalhado, desde 2013, no plano chamado Niterói Que Queremos, dando prioridade à política de sustentabilidade. Fizemos um projeto coletivo de cidade para 2033. Montamos um diagnóstico, um processo de escuta da sociedade, com participação de mais de 10 mil pessoas e estabelecemos uma série de metas. Niterói está fazendo a sua parte, investindo em experiências inovadoras”, afirmou o prefeito Axel Grael.

Isaac Piyãko, prefeito de Marechal Thaumaturgo, município de 19 mil habitantes no Acre, pediu a Axel Grael dicas sobre o que cidades com poucos recursos podem fazer para implementar ações em prol dos ODS.

O prefeito de Niterói falou sobre a criação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP). “Temos uma equipe qualificada acompanhando as oportunidades que surgem em termos de editais, financiamento nacional e internacional. Há muitos organismos interessados em ajudar. O importante é o município detectar suas necessidades, planejar, traçar metas, ter projetos e estar com todas as certidões e documentações em dia para poder se candidatar a receber os recursos”, disse Grael.

O programa voltado para Prefeitos (as) e Vice-Prefeitos (as) RAPS contou ainda com a participação de Carol Ayres historiadora e Mestre em História Social e Bruno Gomes Sociólogo e mestre em geopolítica, sócio da Humana.