Notícias

Niterói realiza Mutirão de Direitos na Grota

Niterói realiza Mutirão de Direitos na Grota

A Prefeitura de Niterói vai realizar um Mutirão de Direitos neste sábado (23), na Quadra Dyogo Brito, na Grota. Neste dia, serão oferecidos vários serviços gratuitos de saúde, orientação de direitos e informações sobre equipamentos municipais. Não é necessário fazer inscrição para participar.

O Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, explica que o Mutirão facilita o acesso aos serviços básicos. “Aproximar o cidadão dos serviços públicos é uma das prioridades do prefeito Axel Grael. Por isso, o Mutirão de Direitos é tão importante. Através dele, facilitamos o acesso aos direitos básicos como emissão de identidade civil, carteira de trabalho e orientação jurídica”, explica o secretário.

O Mutirão agrupa diversos serviços para a população. Entre eles, será possível agendar emissão de segunda via do documento de identidade (RG), receber informações e orientações jurídicas e socioassistenciais, auxílio sobre carteira de trabalho, montagem de currículo e cadastro em banco de oportunidades para emprego e buscar mediação para conflitos.

Neste dia, haverá uma busca ativa dos alunos da rede municipal com o objetivo de reduzir e prevenir a evasão escolar. Além disso, em homenagem ao Outubro Rosa, uma equipe realizará conversas explicativas em campanha de prevenção ao câncer de mama e também abordará informações sobre combate a violência contra a mulher.

Na área da saúde, o cidadão poderá aferir temperatura, pressão, realizar teste rápido e receber orientações sobre a Covid-19, participar da campanha de vacinação contra a gripe e realizar exames de vista. Haverá distribuição de máscaras aos participantes e mini palestras sobre educação no trânsito.

A parte cultural ficará a cargo da apresentação da Orquestra de Cordas da Grota, da Nina´s e do professor Welton que fará um aulão de zumba e charme com os participantes.

Foto: Arquivo | Divulgação