Cidade

Niterói promove o I Fórum Municipal de Promoção e Educação em Direitos Humanos

Caminho Niemeyer | Arquivo

Evento acontecerá de forma presencial no auditório do Caminho Niemeyer, no dia 14, seguindo os protocolos sanitários

A Secretaria de Direitos Humanos (SMDH) de Niterói realizará o I Fórum Municipal de Promoção e Educação em Direitos Humanos de Niterói, na próxima quinta-feira (14), das 9h às 17h, no auditório do Caminho Niemeyer, no Centro. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de discussão sobre a educação em direitos humanos no município. O evento será presencial e seguirá os protocolos sanitários determinados.

O Fórum irá contemplar diferentes frentes e espaços de atuação com debates de cinco eixos temáticos nos grupos de trabalho: “Ensino escolar”, “Ensino não escolar e territórios vulneráveis”, “Segurança pública e sistema de justiça”, “Servidores da administração pública” e “Mídia e comunicação”. O resultado dos debates vai gerar o texto do Programa Municipal de Promoção e Educação em Direitos Humanos de Niterói, que será transformado em política pública a ser instituída por meio de decreto municipal.

“Nosso objetivo é construir uma cultura na sociedade que priorize o respeito, a diversidade, a paz e a justiça. O Fórum dialoga com comunidades, escolas, movimentos sociais, empresas, mídias e os mais diversos segmentos da sociedade. É um grande avanço para a nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa.

Coordenador do Programa de Promoção e Educação em Direitos na SMDH, Jersey Simon, explica que o Fórum irá discutir com os diversos atores sociais a construção do Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos. “Quanto mais falamos sobre os direitos humanos, menos violações acontecem. Esse é o objetivo do Programa Municipal, difundir esse tema nos mais diversos espaços da nossa cidade, por meio de uma política pública transversal, e que conversa com a segurança, com a educação, com a saúde e com os movimentos sociais. Queremos envolver a sociedade civil na construção dessa política. Uma cidade que respeita seus cidadãos tem como premissa a educação em direitos humanos”, afirma.

To Top