Esportes

Atletas do Parque Esportivo do Caramujo ganham medalhas nos Jogos Estudantis e podem participar da etapa nacional

Três atletas do Parque Social e Esportivo do Caramujo (PESC), que participaram dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro que aconteceu na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, podem disputar os jogos nacionais. A atleta Thayná Gomes da Silva participou na categoria A (12 a 14 anos) onde se tornou campeã do arremesso de peso. Niterói também conquistou o bronze na modalidade com a atleta Maria Eduarda Boutto. No atletismo, Rafaelle Weitzel Deodato trouxe o bronze nos 80m rasos. As meninas que participaram das competições são das Escolas Municipais José de Anchieta e Antineia Silveira Miranda e estão aguardando o resultado da classificação para os jogos nacionais. As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens.

Os jogos estudantis têm por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território estadual e promover a ampla mobilização da comunidade estudantil fluminense em torno do esporte. O secretário do Núcleo Executivo do Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Maria Paula, Oto Bahia, frisou que essa é uma oportunidade de mudança de vida para os moradores do bairro. “É uma alegria ver nossas atletas conquistando medalhas e experiências esportivas as quais elas não teriam oportunidades sem o Parque Esportivo do Caramujo. Esse espaço está mudando a realidade de muitas crianças e adolescentes através do esporte e fazendo o enfrentamento social. Tenho certeza que, em médio prazo, mudaremos a história deste bairro”, destaca Oto.

Foram inscritas escolas de várias regiões do Rio de Janeiro como Baixada, Sul Fluminense, Serrana, Lagos, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense e da Capital. As modalidades disponíveis foram: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquetebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol , Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez.

Os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro têm como principal função ser a seletiva para os Jogos Escolares Brasileiro (JEBs) e Jogos da Juventude, mas tem uma relevância ainda maior quando se observa o potencial para incentivar o trabalho de base e possibilitar a descoberta de talentos esportivos, que possam vir a representar nosso estado e país em competições nacionais e internacionais.

To Top