Educação

Niterói abre vagas para diretor das Unidades de Educação

A Prefeitura de Niterói lançou o edital para habilitação para os interessados em se candidatar aos cargos de Diretor e Diretor Adjunto das Unidades de Educação da Rede Municipal de Niterói no biênio 2022-2023. Neste ano, o processo ganhou etapas mais robustas de formação e a apresentação do plano de gestão dos candidatos, visando um processo mais transparente e democrático. A escolha direta dos diretores pela comunidade escolar está garantida e a votação da comunidade escolar está marcada para o dia 15 de dezembro.

Estão habilitados a participar os profissionais do quadro do magistério da FME que estejam em efetivo exercício nas unidades onde pretendem concorrer há no mínimo dois anos ininterruptos. Conforme o Plano Municipal de Educação, publicado em 2016, as atuais direções escolares poderão concorrer somente a mais esta eleição.

“O Edital aponta no sentido do aprofundamento do processo democrático nas escolas e do aumento da transparência na escolha dos novos diretores e diretoras escolares. Queremos um processo mais participativo, ainda mais transparente e que consiga dar conta dos desafios para a gestão escolar nos próximos anos”, afirmou o secretário Vinicius Wu.

O processo de habilitação exige a participação em trilha formativa online, formação presencial, entrega de um plano de gestão e entrevista sobre o plano. Os interessados formarão duplas para a elaboração do plano e entrevista, contudo, o processo de habilitação será individual e levará em consideração, além do plano de gestão, as certificações das formações, uma atividade no módulo presencial e o desempenho de cada um na entrevista.

“Dentre as principais mudanças no processo de consulta à comunidade sobre a indicação dos cargos de diretor e diretor adjunto está a inclusão de cursos de formação para os candidatos. Identificamos nas falas dos atuais gestores escolares, em diversos encontros de trocas de experiência e escuta, que muitos acabam aprendendo na prática cotidiana os meandros da função. Neste sentido, entendemos que a formação continuada é uma ferramenta essencial para o preparo e atualização dos futuros gestores da rede pública municipal”, explicou a assessora de desenvolvimento da Educação, Tatiana Santos.

Os cursos on-line da trilha formativa serão ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG-Niterói), vinculada à Secretaria de Planejamento. Já a formação presencial será ofertada pelos Departamentos da SME/FME, abordando temas específicos da rotina de um gestor da rede. Para participar da formação, que acontece no dia 23 de outubro, é preciso se inscrever no link https://tinyurl.com/ModuloPresencial até o dia 14 de outubro. Mais detalhes podem ser consultados no edital, no link: https://bityli.com/CdkGnX.

To Top