Política

Equipe do Portal da Transparência de João Pessoa faz intercâmbio com Prefeitura de Niterói

Equipe do Portal da Transparência de João Pessoa faz intercâmbio com Prefeitura de Niterói

A equipe do Portal da Transparência de João Pessoa participou de um intercâmbio com os servidores da Prefeitura Municipal de Niterói, na tarde da última quarta-feira (8). O debate aconteceu de forma remota devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Ainda durante a reunião foram apresentadas as ações e a metodologia de trabalho da equipe da Capital paraibana.

O secretário executivo da Transparência Pública (Setramp), Rafael Costa, ressaltou que é de fundamental importância essa troca de conhecimento com uma cidade tão importante como Niterói. “Ter nosso trabalho sendo reconhecido por outras cidades nos deixa muito contentes, pois indica que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva da Transparência, está caminhando no sentido correto de promoção efetiva da transparência pública, com fomento do controle social através de uma gestão séria, comprometida com o exercício da cidadania e de combate à corrupção”, destacou.

Nicole Figlioli, gerente de Transparência da Prefeitura de Niterói, destacou que o encontro com a equipe de João Pessoa foi muito proveitoso para a troca de experiências e boas práticas relacionadas à gestão do Portal de Transparência, incluindo a arquitetura da informação, processo de gestão das informações, de disponibilização dos dados e os softwares utilizados. “Todo o conhecimento adquirido através do encontro será utilizado no projeto ‘Ecossistema e Governança de Dados para Melhoria da Qualidade dos Portais de Dados Abertos e Transparência de Niterói’, parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha”, explicou.

Índice de Transparência

A administração municipal de João Pessoa alcançou o 1º lugar no Índice de Transparência da Covid-19 da Open Knowledge Brasil, como a capital mais transparente do País em relação aos dados da pandemia.

Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Cristina Cavalcante