Política

Iluminação amarela da Câmara de Niterói reforça campanha de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Vereador provoca debates sobre o Setembro Amarelo na Câmara Municipal.

O vereador Jhonatan Anjos (PDT) aguarda a votação em plenário do seu Projeto de Lei 261/21, que tem como proposta olhar com efetividade os protocolos e medidas que tragam à luz o tema na cidade de Niterói. Durante a sessão do dia primeiro de setembro, solicitou que a fachada da Câmara, durante todo o mês, permaneça iluminada pela cor que marca a causa, o Amarelo. “Precisamos levantar essa discussão, porque depressão é coisa séria e precisa ser encarada com a importância que o tema exige. O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos. Anualmente são mais de 12 mil casos no Brasil”, discursou o vereador Jhonatan, no plenário da Câmara.

 

Vereador Jhonatan Anjos (PDT) | Fotos: Ewerton Pereira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um material que contém recomendações para a prevenção do suicídio. Ele aponta 15 causas comuns para seu cometimento, como abuso de álcool e drogas, perdas ou tristeza e outros transtornos mentais, como esquizofrenia. A família e os amigos também têm papel fundamental e devem estar disponíveis para abordar pessoas que parecem estar sofrendo ou passando por mudanças significativas ou repentinas de comportamento. Ainda de acordo com a OMS, noventa por cento dos suicídios poderiam ser prevenidos. No próximo dia 23 de setembro, a Câmara Municipal, promoverá Audiência Pública, envolvendo vários atores da área da saúde mental para debater o assunto.

To Top