Cidades

Governo do Rio não renova o programa Niterói Presente

Antigo Niterói Presente.
Antigo Niterói Presente.

O contrato da Prefeitura de Niterói com o Niterói Presente acabou ontem. O Niterói Presente e o Programa de Integração de Segurança (Proeis), são realizados através de convênios da Prefeitura de Niterói com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde o município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis.

O convênio que não foi renovado, corresponde a aproximadamente 20% de todo o efetivo do programa. O Proeis, que responde por cerca de 80% dos agentes que fazem o policiamento extra na cidade, continua ativo.

“Tenho confiança de que o Governo do Estado manterá o compromisso com relação ao Niterói Presente. Desde junho estamos tentando resolver essa burocracia. Estive com o governador Cláudio Castro na semana passada e ele me garantiu que esta questão seria resolvida. O Niterói Presente, financiado pela Prefeitura de Niterói, é de extrema importância para a cidade. A manutenção do serviço é de interesse de todos. Não estamos poupando esforços e acredito que não haverá descontinuidade deste programa, fundamental para a estratégia de Segurança, que é responsabilidade do Governo do Estado, mas se manterá como prioridade para a Prefeitura de Niterói. Nos últimos anos, ações municipais como as câmeras de segurança, o cercamento eletrônico e o reforço do policiamento foram decisivos para uma redução histórica dos índices dos violência.” disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.