Turismo

Caminho Niemeyer: visitantes podem admirar obras arquitetônicas e praticar esportes individuais além do belíssimo pôr do sol

Caminho Niemeyer: visitantes podem admirar obras arquitetônicas e praticar esportes individuais além do belíssimo pôr do sol

Equipamento da Prefeitura tem atraído moradores e turistas que também podem aproveitar as visitas gratuitas, conduzidas por monitores da Neltur

O Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, é mais uma opção gratuita de lazer ao livre de Niterói. O espaço foi reaberto ao público em julho, após um longo período de fechamento causado pela pandemia do novo coronavírus, e está se tornando uma das áreas preferidas dos niteroienses. O local pode ser frequentado nos fins de semana e feriados das 7h às 18h, possui importantes obras do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, uma belíssima vista da Baía de Guanabara – especialmente no pôr do sol –  e permite que ainda, passear, caminhar, andar de skate, bicicleta e patins.

Fotos: Luciana Carneiro

O Caminho Niemeyer é um equipamento cultural de grande valor arquitetônico e faz parte de um complexo de 11 quilômetros de obras do consagrado arquiteto, que vai até Charitas. “A população está feliz com a reabertura. Temos recebido muitas famílias que vêm patinar, andar de bicicleta e aproveitam para apreciar o pôr do sol. O espaço é bem arejado, ótimo para a prática de atividades físicas individuais, além de ter um visual incrível para os amantes da fotografia. Estamos trabalhando com todo o cuidado e pedindo para os visitantes não deixarem de usar máscaras e seguirem o protocolo sanitário”, explica Barbara Siqueira, gestora do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

O local conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um projeto arquitetônico também inspirado nas obras de Niemeyer, e é fruto de um convênio entre a Neltur e o Ministério do Turismo. De hora em hora, estagiários de turismo realizam visitas guiadas gratuitamente, onde é possível conhecer a história e obra de cada monumento: Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular Oscar Niemeyer. Todos com as curvas sinuosas, uma das marcas do arquiteto. Ali também são distribuídos folhetos com informações sobre os diversos pontos turísticos da cidade.

Fotos: Luciana Carneiro

Christiano Guida Fragoso, de 38 anos, morador do Ingá e pai do João Pedro, de 3 anos, é um dos frequentadores do espaço. “A gente aproveita muito os ambientes ao ar livre. Ainda mais nesse período, depois de muito tempo em isolamento, é um golaço da Prefeitura manter esse espaço para as famílias aproveitarem”, disse o advogado.

O Caminho Niemeyer permite a entrada de até 500 pessoas por vez, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. “Esses espaços públicos têm me salvado nesta pandemia. Eu ando de patins e pratico corrida e essa área aqui é linda. Acho maravilhoso, é a minha válvula de escape, assim como a orla de Icaraí”, destaca a engenheira Maria Fernanda Bastos, de 36 anos.